De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2016, apoiada pelo Sebrae e realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), ter seu próprio negócio é o 4º sonho do brasileiro, atrás de viajar pelo Brasil, comprar a casa própria ou um automóvel.
Atentos a esse “instinto empreendedor”, a Semana MEI 2017, promovida pelo Sebrae em todo o país, também teve seu espaço em Marechal Cândido Rondon. Seguindo a proposta do Sebrae, foi realizado o 1º Encontro do Microempreendedor Individual, direcionado aos microempreendedores já formalizados e que obteve saldo positivo.
Realizado no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), toda a programação foi gratuita e contou com ações presenciais de orientações, consultorias, capacitações e transmissões de conteúdo online ao abordar assuntos como benefícios e obrigações da categoria, inadimplência, finanças, acesso ao crédito, marketing e compras governamentais - temas sugeridos pelos próprios microempreendedores.
Participaram cerca de 160 pessoas. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus o encontro foi muito positivo. “Encontros como esse são importantes para proporcionar conhecimento em gestão de empresas de forma simples, prática e gratuita aos MEIs. São opções de crescimento e crédito para que este público possa progredir de forma sustentável”, afirma.
Para o consultor, a participação dos MEIs demonstra que todos reconhecem as entidades parcerias como ponto de referência ao empreendedorismo local e que tem interesse em buscar crescimento.
A microempreendedora, Denise Stadler, do Atelier Casa Chic, conta que participou do encontro com o objetivo de aprender um pouco mais e considera a experiência válida.
“É importante participar para que a gente fique a par das novidades do mercado e conheça ideias diferentes. O que mais gostei foi do talk show, em que um MEI dividiu sua experiência. Essa é uma maneira de entender como outras pessoas enfrentam o dia a dia na vida de microempreendedor, tirar algumas lições e aplicar de alguma maneira no meu negócio”, afirma.
De acordo com dados do Sebrae Nacional, há mais de 6,7 milhões de MEIs no Brasil, tendo como atividades mais formalizadas pessoas que atuam com comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (9,52%), cabeleireiros, manicure e pedicure (7,61%) e obras de alvenaria/pedreiro (4,22%).
O 1º Encontro Microempreendedor Individual de Marechal Cândido Rondon foi promovido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Acimacar, Sicoob Marechal, Sicredi Aliança PR/SP e Módulo Empresarial da Prefeitura.