Nesta terça-feira (06), a convite da entidade, o secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental Leandro Dadalt participou de uma reunião da diretoria na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
As sequências de reuniões com secretários do município acontecem desde o início do ano com o objetivo de trocar ideias e ao mesmo tempo oferecer aos secretários a oportunidade de expor projetos e ações que estão sendo formatadas e realizadas pelo setor.
Dentre os projetos em andamento e a serem realizados, Dadalt ressaltou a compra de novas máquinas, a importância da continuidade do programa Cidade Limpa com a recolha de galhos e entulhos, a destinação de lixo no Ecoponto, a parceria com a Acimacar para a destinação do lixo eletrônico e com o Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) para a criação de cisternas em Escolas, a recuperação de pátios e cascalhamento em zona rural, a promoção de ações sustentáveis e conscientização à comunidade em geral, além de projetos para o campo que se preocupam com a conservação de solos, a discussão para antecipação de plantio de soja, a destinação correta de carcaças de animais de grande porte e outros temas.
Segundo o secretário, o setor enfrenta vários desafios, mas busca melhorar e agilizar processos para proporcionar estrutura e apoio aos produtores e à cidade. "Nosso setor é praticamente dois em um só e temos a função de trabalhar questões relativas ao meio ambiente buscando o bom funcionamento de Marechal, além de fomentar as atividades dos produtores oferecendo condições para que exista maior produtividade e ganho. Por isso, consideramos fundamental a participação na reunião da entidade para divulgar aos empresários os trabalhos e atividades que estão sendo feitos de maneira que tenhamos um diálogo”, diz.
Durante o encontro, os diretores puderam expor algumas dificuldades identificadas na cidade, tiraram dúvidas e contribuíram com ideias para a atuação da secretaria.
O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, ressalta a importância do formato das reuniões.“Entendemos que é muito importante convidar os secretários para trazerem seus desafios, o que eles estão trabalhando e qual o vínculo que pode existir entre a Acimacar e a Secretaria. Não é porque eles não atendem o comércio diretamente que não podemos fazer parcerias. Nossa intenção é nos colocarmos à disposição para auxiliar em campanhas de conscientização e naquilo que estiver ao nosso alcance para cada vez mais agregarmos valor à região”, conclui.
Até o momento, além de Leandro, o secretário de Segurança e Trânsito, Tenente Coronel da Polícia Militar, Welyngton Alves da Rosa, também já participou do formato da reunião. Durante o ano ainda serão realizados encontros com outras secretarias.