Dias 04 e 05 de julho, das 19h às 23h, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) promove o curso Feedback e Feedforward - Avaliar, Motivar e Inspirar Pessoas, conduzido pelo consultor e administrador Evandro Jackson Redivo Nava.
De origem inglesa, as palavras significam retorno/resposta e orientar com foco em maximizar potencialidades, respectivamente. Segundo o profissional, aos que ocupam funções de liderança e chefia, dar feedbacks e feedforwards é importante na maneira de conduzir a equipe.
“O feedback é um elemento essencial na vida de qualquer ser humano. As pessoas precisam de retorno ou validação para saber como estão se saindo no trabalho e cabe aos gestores este papel. Já o feedforward é uma prática estratégica de saber como aproveitar e impulsionar o que cada um tem de melhor. A maioria das pessoas quer evoluir profissionalmente nas empresas onde trabalham, mas necessitam de um direcionamento que somente os gestores podem oferecer”, explica Evandro.
O consultor afirma que o principal benefício de dar feedbacks é a oportunidade de aproximação com o outro. “Receber feedback faz com que as pessoas espontaneamente mudem comportamentos prejudiciais à elas e à empresa, além de manter e reforçar comportamentos que sejam bons para a empresa.”
Evandro também assegura mais resultados positivos quando há o uso correto das ferramentas como melhorias no relacionamento com equipe de trabalho, aumento da produtividade, maior satisfação na atividade desempenhada pelos colaboradores por entender sobre sua atuação, qual a expectativa da empresa sobre o seu trabalho, as perspectivas futuras dentro da empresa, dentre outros.
Entretanto, ele orienta. “Quando não existe aproximação ou são mal aplicados, os feedbacks não são aceitos. Percebe-se como o feedback de um pai ou de uma mãe, em geral, é melhor aceito pelas pessoas do que o feedback do gestor na empresa. As principais dificuldades estão no processo e na aproximação e é isso que a ferramenta bem aplicada é capaz de transformar.”
No conteúdo estão previstos os temas Feedback: a mais poderosa ferramenta de comunicação; A dificuldade em aceitar o que não enxergamos e o medo de se expor; O dilema do elogio que “estraga”; Feedback corretivo: o mais difícil de todos; Feedforward: para onde devo ir?; Identificando os potenciais/competências dos colaboradores; Conduzindo o processo de desenvolvimento: melhorar pontos negativos e buscar a excelência nas competências.
O investimento para o curso é de R$100,00 para associados e estudantes. Mais informações pelo telefone 3284-5704, com Josiane.