A principal delas, e que traz uma mudança mais significativa aos associados, é o SCPC Jurídico
A Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) está oferecendo quatro novas opções de consulta ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). A principal delas, e que traz uma mudança mais significativa aos associados, é o SCPC Jurídico.
Conforme o responsável da Acimacar pelo serviço, Sérgio Marcucci, o SCPC Jurídico é semelhante ao que já existe. Porém, segundo ele, a grande vantagem ao associado é o valor cobrado. “O serviço Jurídico é a mesma coisa do que o tradicional, mas é feito juridicamente. A vantagem é que o serviço será mais em conta do que o já feito, ou seja, o valor cobrado será irrisório em relação ao serviço via cartório”, ressalta, explicando que em vez de protestar uma empresa no cartório, o empresário poderá acionar o SCPC Jurídico.
Por enquanto, de acordo com Marcucci, o serviço está disponível somente no Paraná. Entretanto, a Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic) está solicitando que todas as associações comerciais, estaduais e Câmaras de Dirigentes Logistas (CDL’s) estaduais façam parte do sistema. “É, inclusive, um pedido dos bancos, para se tornar um valor mais em conta”, diz.
Para que os associados esclareçam suas dúvidas sobre o SCPC Jurídico, a Acimacar deve promover em agosto reuniões com os empresários. “Vamos esclarecer todas as dúvidas. O serviço já está em funcionamento”, informa o diretor do SCPC.
Seproc Empresarial
Além do SCPC Jurídico, a Acimacar também passar a oferecer o Seproc Empresarial Score, revela Sérgio Marcucci. “Digamos que a empresa tem dois cheques devolvidos, dois protestos. Cada coisa que tiver de errado vai fazer com que o score (pontuação) vá diminuindo. Quanto maior a pontuação, menos risco o comércio vai ter e menor a probabilidade de deixar de pagar a conta”, explica, acrescentando. “Esse score nada mais é do que digitar o CNPJ da empresa para verificar a pontuação: quanto maior melhor o crédito da empresa”, emenda.
De acordo com o diretor do SCPC, o benefício do serviço é que há uma redução da inadimplência, avaliação de crédito padronizada, rápida e consistente, redução de erros na análise e maior rentabilidade na carteira de clientes. “Deve-se utilizar o serviço quando for atender novos clientes, quando fizer uma concessão de crédito de venda; uma gestão de prazos de faturamento; aumento de limite da empresa; e quando fizer cobrança”, menciona.
RG
Outra nova opção de consulta da Acimacar, conforme o empresário, é a que envolve o Registro Geral (RG), a qual valida o número do documento de identidade de acordo com as características de cada Estado. “O serviço fornece informações a respeito da idade do titular do RG na emissão do documento, idade atual para identificação visual, nome do órgão emissor, número da via do documento, nome do delegado que assinou o RG, imagem da assinatura do delegado, sigla perfurada, detalhes específicos de cada Estado, signo do Zodíaco do titular do RG para confronto de informações”, cita.
De acordo com o rondonense, o serviço é eficaz na prevenção de fraudes e golpes. “Complementa as informações do SCPC e de videocheque, evitando a aceitação de identidades falsas”, finaliza.
Para mais informações os associados podem entrar em contato com a Acimacar pelo telefone (45) 3254-1299.
Fonte: O Presente, 04/07/2007