Na tarde de quarta-feira (27), por meio da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Norte e Noroeste do Paraná (Cacinor), uma comitiva de executivos e diretores de 10 ACES estiveram na cidade para uma visita técnica à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
A visita técnica da comitiva, que também passou pela Associação de Toledo (Acit), tem como propósito conhecer as práticas das entidades e trocar experiências com o oeste do estado.
Para receber a comitiva, a presidência da Acimacar, diretores, coordenadores de Núcleos Setoriais e colaboradores participaram do encontro e apresentaram a sede, dados, produtos, serviços e ações internas e externas realizadas pela entidade.
Conforme a secretária-executiva da Cacinor, Denise Bonacio, visitar outras regionais faz parte do planejamento estratégico do Conselho Permanente de Executivos da Cacinor (composto por colaboradores das associações comerciais filiadas). “A região oeste é referência em cultura associativista. Essa característica marcante se dá por todas as ações que são realizadas por cada uma e também em coletividade, a exemplo do Programa Oeste em Desenvolvimento”, menciona.
A secretária destaca que culturalmente a região norte e noroeste encontra dificuldades para trabalhar em conjunto. “Vemos a união causar tanta transformação no oeste, em um espírito associativista tão forte, que optamos por vir aqui para tentar contagiar nossas associações e executivos para que eles levem esse sentimento para lá”, frisa.
Denise afirma ainda que o intercâmbio de informações pode ajudar a resolver gargalos. “Dessa forma talvez encontremos soluções mais rápidas, apesar do tempo curto da visita, vale a pena para que cada um veja que seu trabalho na ponta faz a diferença. Considero uma ação concluída e acredito que vamos colher frutos porque todos estão voltando empolgados.”
Para a executiva da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), Cristine Girardi, as visitas geram resultados, entre eles mudanças nos processos internos das entidades. “Abrimos os horizontes, trocamos informações do que funciona ou não e melhoramos nossos processos. Mas percebo que o diferencial é a cultura da região, que já tínhamos ouvido falar. É inspirador ver a diretoria ativa, coordenadores inseridos no processo, ou seja, esse engajamento é um gerador de resultados. Além disso, ficamos lisonjeados pela recepção”, menciona.
O presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner, afirma que está feliz com a visita e o envolvimento da diretoria e colaboradores em participar. Para ele, as dificuldades expostas são as mesmas em todas as regiões, mas que é possível perceber o associativismo como um fator determinante e dominante.
“Percebemos que nossa imagem é mais forte do pensamos e realmente temos uma grande união. É interessante a Cacinor fazer esse trabalho de troca para beneficiar as associações e fortalecer a região deles com ideias novas, trabalhando pelo desenvolvimento, afinal, as associações influenciam no crescimento dos municípios, não há como negar”, conclui Gerson.