Associada à Acimacar há 16 anos, a empresa rondonense Sooro conquistou o primeiro lugar na categoria média Empresa no Prêmio Sesi ODS – 2017 com o projeto ‘Resgate da Dignidade Humana’, na última quarta-feira (17), em Curitiba.
A premiação reconhece, valoriza e divulga as indústrias, empresas e instituições públicas do terceiro setor e de ensino que possuem boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) - uma agenda mundial adotada em 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.
Além do primeiro lugar, a empresa também inscreveu outro trabalho na categoria média Indústria: Reuso da Água do Soro de Leite, em que obtiveram o Selo Sesi ODS. No total foram 297 projetos inscritos, 70 finalistas, 14 organizações premiadas em primeiro lugar e 15 menções honrosas.
O projeto vencedor ‘Resgate da Dignidade Humana’ tem como objetivo conceder vários benefícios aos colaboradores, que nasceu junto com a empresa, em 2001.
Segundo a gerente de Recursos Humanos, Maristella Engels Candido da Silva, as práticas proporcionaram melhores condições de vida aos colaboradores e familiares, o que gerou motivação para o trabalho e baixa rotatividade na empresa.
Com a conquista do primeiro lugar, entre tantos projetos, Maristella conta que todos ficaram comovidos. “Ficamos emocionados, felizes e motivados a continuar com esse olhar cuidadoso com o colaborador e família. Sabemos que é através dessas pequenas ações que podemos transformar vidas e comunidades para um mundo melhor.”
Para a gerente, o prêmio representa um avanço na relação entre empregador e empregado, comprovando que há possibilidades de fazer o melhor sem a existência de acordos e leis obrigatórias. “Tendo práticas sustentáveis, a empresa consolida uma relação de respeito entre as partes, garantindo a permanência do colaborador por mais tempo, contribuindo com seu aperfeiçoamento técnico.”
Responsabilidade social e sustentável
Os benefícios concedidos aos colaboradores, cônjuges e filhos das empresas do Grupo Sooro auxiliam em suas necessidades básicas, para que o profissional, através de seu trabalho, tenha acesso e boas condições de moradia, alimentação, tratamento médico e desenvolvimento profissional, integrando-o à comunidade.
Além disso, a própria atividade desenvolvida pela empresa no processamento do soro de leite é um projeto de sustentabilidade, pois ela transforma um resíduo poluente para o meio ambiente em produto alimentício, assim como a reutilização da água retirada desse resíduo.
A indústria transforma o soro de leite em Whey Protein em Pó (Concentrado Proteico de Soro), Permeado de Soro de Leite em Pó ou Soro Desproteinado em Pó e Soro de Leite em Pó.
A Sooro foi a primeira indústria a produzir Concentrado Proteico (WPC - Whey Protein) no Brasil, desde 2011.
Outro associado destaque
A Faculdade Luterana Rui Barbosa (Falurb) também conquistou o Selo Sesi ODS, ficando entre as cinco finalistas na categoria Instituições de Ensino Superior.
O projeto contemplado foi ‘Informática em Ação na Terceira Idade – InfoAção’, que tem por objetivo oportunizar a adultos, com mais de 50 anos, o acesso ao computador, para que possam utilizá-los em atividades básicas no cotidiano. Eles receberam o Prêmio de Escola Sustentável, entregue ao professor e coordenador do projeto, Paulo Gilberto Giron.