O 4º Congresso da Caciopar, realizado no dia 29 de setembro em Cascavel, foi avaliado como bom, ótimo e excelente por 94% das pessoas que responderam a um questionário de satisfação entregue no fim do evento e que acaba de ser tabulado e apresentado à diretoria da entidade. O Congresso, um dos mais tradicionais encontros empresariais do Paraná, contou com a participação de cerca de 300 pessoas, que debateram o tema Desenvolvimento territorial e atuação municipal.
Dos que responderam ao questionário, 43% afirmaram que o Congresso foi excelente; outros 35% ótimo e 16% bom. Segundo a gerente da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, Rosane Schulz Ferreira, a avaliação contribui para apontar acertos e aspectos que possam ser melhorados para as próximas edições do Congresso, que é desenvolvido a cada dois anos.
Os pontos com melhor avaliação entre os participantes foram informações recebidas, qualidade dos palestrantes, contribuições dos conteúdos para o crescimento profissional e o desenvolvimento pessoal e organização geral do Congresso. Todos esses aspectos tiveram índice de aprovação média acima de 90%, considerando bom, ótimo e regular. “São dados úteis para o constante aperfeiçoamento e profissionalização de um fórum que debate e busca caminhos para o desenvolvimento regional”, diz o presidente da Caciopar, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira.
Leoveraldo ressalta também a evolução do Congresso nos últimos anos e cita a definição de temas segundo a agenda do POD, o Programa Oeste em Desenvolvimento. O Programa foi criado há dois anos para se transformar em uma ferramenta de reflexão sobre potenciais e ações possíveis para conduzir a região a novos estágios de crescimento. Dele fazem parte, além da Caciopar, Itaipu, Amop, PTI, Sebrae, além de cooperativas e universidades. Atualmente, mais de 60 entidades participam regularmente das ações do POD, hoje presidido pelo empresário Danilo Vendruscolo, que é vice-presidente da Coordenadoria.
Diversos assuntos foram tratados durante o Congresso, entre eles transporte e logística, inovação, potencialidades, estratégias de conexão entre público e privado e tensões do mundo contemporâneo. A próxima edição do Congresso Caciopar está prevista para março de 2019 também em conjunto com o Programa Oeste em Desenvolvimento.