Na última semana, empresárias integrantes do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), visitaram o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan) para entregar os valores arrecadados na campanha Outubro Rosa - Um Toque pela Vida.
As nucleadas entregaram dois valores, um cheque de R$ 13.428,00 para auxiliar na manutenção das atividades e outro de R$ 4.500,00 para contribuir com o Congresso de Oncologia Infantil, que será realizado em outubro de 2018.
“É sempre gratificante doar e visitar a Uopeccan, levando um pouquinho de ajuda aos que estão passando por essa luta contra o câncer”, afirma a presidente do Núcleo, Ana Paula Baciquetti.
A presidente lembra que mesmo com o término oficial da campanha, ainda existem camisetas disponíveis nas lojas parceiras e que toda compra será, em parte, revertida, para o hospital.
“Temos um estoque de aproximadamente 200 camisetas. Vamos continuar vendendo e, assim que conseguirmos um valor razoável, faremos uma nova doação”, pontua.
A gerente de assuntos institucionais da Uopeccan, Kelyn Aires, explica que além do Hospital, também é preciso manter o Núcleo Solidário e a Casa de Apoio, onde, inclusive, são mantidos pacientes rondonenses de forma gratuita.
Conforme Kelyn, a colaboração da comunidade é fundamental para manter as atividades. “Todos os meses as despesas são maiores que as receitas, nós precisamos das contribuições para equilibrar esses gastos e continuar atendendo cada um dos pacientes. Somos eternamente gratos pelo apoio do Núcleo porque essas doações fazem diferença para a instituição”, afirma.
Ela destaca que o Congresso de Oncologia Infantil, a ser realizado no próximo ano, em Foz do Iguaçu, integra o trabalho iniciado pela instituição de capacitar agentes de saúde para um diagnóstico precoce de câncer infantil, que culminará com o evento. “Começamos esse trabalho de capacitação para o diagnóstico precoce de crianças e adolescentes porque as chances de cura aumentam. Nós vamos até o município para dar esse treinamento, mas também podemos receber as equipes. No Congresso, falaremos sobre os avanços nos tratamentos e teremos mais capacitação.”
Kelyn reforçou a importância das doações, que segundo ela, complementam a filosofia da instituição que é dirigida por voluntários. “Por ter mais pessoas que se organizam e se empenham para complementar esta filosofia, só temos a agradecer de todo o coração”, conclui.