Serão discutidas em reunião na terça-feira (20), às 18h30, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), as definições de horários especiais de atendimento no comércio rondonense.
A reunião é realizada anualmente e de importante participação da classe empresarial, pois os horários definidos referem-se aos sábados, vésperas de feriados ou datas especiais para o próximo período de junho de 2018 a maio de 2019.
A Acimacar não tem poder legal de estabelecer horários estendidos perante o Ministério do Trabalho e Emprego (MTB), fica então a cargo dos Sindicatos Patronal do Comércio Varejista de Marechal Cândido Rondon e Microrregião (Sindicomar) e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Toledo negociarem com o Sindicato dos Trabalhadores.
A vice-presidente do Comércio, Carla Rieger Bregoli, afirma que este é o momento para que os empresários opinem e votem sobre os horários que afetam diretamente suas empresas.
“Esperamos que todos possam participar e opinar porque essa é a oportunidade. Tudo que ficar definido será avaliado pelo Sindicato dos Empregados, podendo sofrer alguma modificação, e, posteriormente, fixado como Acordo Coletivo. O não cumprimento do Acordo, como abrir a empresa fora dos horários e dias estabelecidos serão passíveis de multas expressivas pela fiscalização”, pontua Carla.
A vice-presidente ressalta que a intenção da entidade como mediadora da reunião é defender os interesses da classe e encontrar as melhores soluções democraticamente.
“Queremos que os empresários participem e tenham certeza do que querem quanto aos horários, já que depois não poderão ser modificados. Essa é uma mediação, estamos facilitando o que é de interesse do empresário, caso contrário ele terá que negociar pessoalmente com o Sindicato, o que se torna mais trabalhoso”, finaliza.
A entidade solicita que os empresários confirmem a participação na reunião pelo fone 3284-5719, com Sandra.