Nesta terça-feira (17), a diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) recebeu para uma reunião o prefeito Marcio Rauber, acompanhado do desenhista Vilson Carlos Kickow e o técnico de informática, João Paulo Polles.
A intenção do convite era que a gestão municipal pudesse apresentar um novo projeto que será colocado em prática hoje, o aplicativo chamado VcMCR.
A plataforma visa oferecer ao cidadão uma ferramenta para a colaboração com a gestão. Por meio do aplicativo, que inicialmente fornecerá espaço para relatos sobre lixo na cidade, iluminação pública e focos de dengue, o munícipe pode fotografar esses problemas e relatá-los pelo aplicativo, que mostra a localização correta do problema.
Facilitadores da prefeitura, ligados às secretarias em questão, receberão o relato pelo aplicativo e buscarão a solução. O cidadão é notificado com uma mensagem de como está o andamento da solução.
Na reunião, o técnico em informática explicou aos diretores mais detalhes da plataforma mostrando algumas funções.
O prefeito afirmou que as funções do aplicativo serão ampliadas gradativamente. Ele funciona em quatro navegadores da web (Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari) e em Androides.
A plataforma é um Software Livre e foi desenvolvida pelo Instituto TIM como um programa de zeladoria urbana, mas algumas modificações foram realizadas pela prefeitura de Marechal.
Ao final do encontro, os diretores ainda tiraram algumas dúvidas e discutiram outros tópicos relativos à cidade.