A palestra motivacional de tema ‘Um novo "mindset" e as tendências do varejo’ com Mauricio Louzada deu início ao Fórum Empresarial de 2018, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e parceiros, na noite de segunda-feira (24), no auditório Ecos da Liberdade.
Com bom humor, Mauricio conduziu a plateia a refletir sobre a forma como se olha para algo, seja uma marca, a vida, os desafios que se apresentam diariamente dentro do mercado, mostrando que o novo mindset é permitir-se ter uma visão diferente daquilo que normalmente se usa, ampliar a visão, mudar de ângulo.
Louzada destaca que valores e crenças influenciam modelos de comportamento que podem ser prejudiciais ou não para a vida e os negócios.
Segundo ele, apesar de grande parte das pessoas saberem que é necessário manter a performance na adversidade, muitos não abrem a visão, não se preparam, não se qualificam, não inovam, não observam os pontos positivos do mercado e têm por consequência negócios instáveis, vivendo temerosos.
Ele destacou quatro pontos importantes do novo mindset para corrigir o propósito na vida profissional e pessoal e alcançar metas: mova-se pelos desafios, planeje e realize para ter resultados, tenha uma atitude mental positiva e inspire a equipe com motivação, qualificação e treinamentos.
Por meio de exemplos, Mauricio enfatizou que a inovação é primordial em um mercado dinâmico. Citou a Kodak – que produzia equipamentos fotográficos e detinha a maior fatia de mercado do ramo nos Estados Unidos e presença forte no mundo, e foi também a primeira empresa a criar a câmera digital. Por não acreditar que era necessário inovar, descartou o produto e, em 2011, veio à falência.
Ele ainda enfatizou que a economia tende a melhorar, mas que é preciso estar preparado para os desafios que irão se apresentar independente do cenário político.
Opinião
O empresário do setor de alimentos, Josimar Paulette, conta que a palestra foi importante para ‘abrir a mente’ às novas atitudes. “A gente entende que precisa se preparar, principalmente no quesito atendimento. É difícil conquistar o cliente, mas é fácil perdê-lo, então vejo que precisamos investir mais no atendimento que é um diferencial no mercado hoje, já que o consumidor está mudando a forma de consumir”, menciona o empresário.
Com apenas um ano no mercado no ramo de confecção, a empresária de Pato Bragado Suelen Bortoluzzi, trouxe parte da equipe para a palestra. “Foi ótima, pois viemos buscar justamente motivação. Às vezes pensamos que estamos fazendo algo de errado, mas vemos que a ideia é essa: correr atrás dos nossos sonhos buscando inovação e oferecendo algo diferente”, pontua.
Próximas palestras
A próxima palestra do Fórum Empresarial acontece na próxima terça-feira, dia 02 de outubro, com o jornalista e mestre em ciências políticas, William Waack, de tema ‘Cenários econômicos e políticos - onde estamos e para onde vamos?’.
A última palestra é do administrador de empresas, especialista em comercialização internacional e conselheiro por duas vezes do empresário Roberto Justus no Reality Show ‘O Aprendiz’, Claudio Forner, em ‘Como transformar ideias em oportunidades’.
Realização
O Fórum Empresarial 2018 é uma realização da Acimacar e conta com o patrocínio das empresas Isepe Rondon, Sicredi Aliança PR/SP, Colégio Evangélico Martin Luther, Sebrae/PR, Sempre Vida, Copagril, Sooro, Unimed Costa Oeste, Jornal O Presente, Activa Corretora de Imóveis, Coopercard, Credivel, Cresol, CVC Marechal, Fiep, Garantioeste e Uniprime.