Foi realizado na terça-feira (16), o lançamento do portal de compras ‘Oeste Compra Oeste’, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
O portal é específico para estimular compras através de prefeituras, empresas públicas, autarquias e órgãos municipais, estaduais e federais dentro da região oeste para que assim os recursos permaneçam no território. É um incentivo à economia regional, usando o poder de compra de instituições públicas e privadas como fator de desenvolvimento local.
O sistema é chamado “ciclo virtuoso do desenvolvimento” local e territorial. De um lado, diminui ao máximo a evasão de recursos de compras públicas para fora do território e de outro, proporciona dinamismo e crescimento econômico, gerando renda, emprego, inclusão produtiva e social.
A ação é promovida pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, por meio do Comitê Territorial dos Pequenos Negócios, realizado pelo Sebrae/PR, com apoio da Federação do Comércio do Estado do Paraná – Fecomércio, da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (CACIOPAR) e da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).
Oportunidade
Segundo estatísticas do Portal de Compras do Paraná, no ano de 2017, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon realizou 52 milhões de reais em compras. Deste montante, 42% foram de compras locais e o restante para empresas de outras localidades. “Infelizmente tem acontecido compras de empresas de fora porque muitas vezes não há a participação de nenhuma empresa local. De qualquer forma, existem 58% de um mercado aberto para nossas empresas, é claro que alguns produtos/serviços não existem aqui e precisam vir de fora, mas ainda há muito para avançar nesse mercado”, aponta o presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner.
Como funciona
O portal permite que as entidades compradoras registrem seus editais de compra e automaticamente estes editais sejam enviados às empresas cadastradas de acordo com o cruzamento entre os itens comprados e o Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) que consta no Cartão do CNPJ (a atividade da empresa) da empresa. A empresa pode ser tanto fornecedora quanto compradora.
“É uma obrigatoriedade legal os municípios divulgarem seus editais de compras e isso é feito, mas com o portal, o serviço de monitoramento e divulgação é prioritariamente para as empresas locais. Empresas que não tenham equipe focada em vendas para o setor público tem dificuldade em monitorar todos os editais e encontrar o que seja do seu ramo de atividade. Com o portal monitorando e comunicando, a oportunidade é ampliada”, explica o presidente.
Gerson ressalta que além de fomentar o desenvolvimento das empresas, há a garantia de que os recursos não saiam do município ou região. “Nosso papel é divulgar a oportunidade e dar o suporte aos empresários através do Escritório Compra Marechal que está dentro da Acimacar.”
O Escritório Compra Marechal funciona junto ao Ponto de Atendimento ao Empreendedor na entidade. Por meio dele, os empresários interessados podem tirar dúvidas e obter mais informações para o cadastro no portal.
O presidente ressalta que muitos empresários ainda não perceberam o potencial desse mercado, outros acreditam ser muito trabalhoso participar ou não confiam em processos licitatórios.
“Alguns empresários ainda acreditam que as licitações são fraudulentas, mas o cenário mudou. A Acimacar está sempre de portas abertas a todos que tenham interesse em participar de Compras Públicas. Queremos ouvir aqueles que ainda não veem neste mercado uma oportunidade ou já desistiu, para entender a dificuldade do seu segmento e encontrarmos uma forma de valorizar as empresas locais”, assegura.
No lançamento, estavam presentes autoridades municipais e representantes das entidades parceiras da ação.