Foi realizado na sexta-feira (23), o encerramento oficial da campanha Outubro Rosa – ‘Um Toque pela Vida’ promovido pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).
Na oportunidade, e com a presença do diretor do Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), Wilson Riedlinger, foi entregue o cheque de R$ 6.000,00 de doação por meio dos recursos obtidos com a venda das camisetas da campanha, que serão destinados à Casa de Apoio.
Na cerimônia, além do diretor da Uopeccan, estavam presentes os parceiros e apoiadores da campanha como a diretora de Eventos da Caciopar, Justina Metzner, a secretária de Assistência Social e primeira-dama Josiane Laborde Rauber (representando o prefeito Marcio Rauber), a secretária da Saúde, Marciane Specht, conselheiras do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária e o presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner.
Ações
Desde setembro, com o lançamento da campanha Um toque pela vida e da II Mostra Fotográfica, foram realizadas várias ações de conscientização. Entre elas, o Núcleo organizou visitas a entidades organizadas e empresas privadas para falar sobre o assunto, em conjunto com mulheres que enfrentam ou enfrentaram a doença. Os relatos serviram de sensibilização e ao mesmo tempo foram fonte de inspiração e alerta para o público feminino.
No Dia da Saúde, em 28 de setembro, foram feitos 114 exames de colo do útero, mamografia, pele e próstata, além de exames de glicemia, pressão arterial, peso, altura, índice de massa corporal (IMC) e orientações sobre o autoexame.
A presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Silmara Denize Pazini, afirma que a cada ano a campanha dá um passo diferente e se firma ainda mais como uma ação relevante. “Toda a campanha é de prevenção e de amor. Ela é intensa e não teria a grandiosidade que possui sem os parceiros. As vendas da camiseta têm um propósito que é ajudar a Uopeccan, os exames para a detecção precoce aceleram a cura e falar do assunto desperta as mulheres, provocando uma atitude. É fundamental que a campanha se fortaleça e continue”, afirma.
Silmara destaca que por meio dos relatos de outras mulheres que buscaram os exames através da campanha, o câncer foi descoberto e o tratamento iniciado. Isso é sinal de que a campanha traz resultados.
“Chegamos a diversas pessoas pelas visitas que fizemos e temos certeza que impactamos pessoas. Esse é nosso interesse, influenciar para que a mulher se previna e não deixe para depois o exame, é importante para ela, para a família, filhos, amigos. Existe cura”, enfatiza.
A conselheira Carla Rieger Bregoli, uma das idealizadoras da campanha, destaca que hoje Marechal Cândido Rondon é uma referência, com diagnósticos precoces e mais curas. “Estive alguns anos à frente do Grupo de Apoio, do qual ainda participo, e conhecer essas mulheres e suas histórias mexe com a gente. A campanha tomou grandes proporções e a prevenção tem acontecido. A campanha é válida, pois quando existe prevenção existe diagnóstico.”
Carla faz mais um alerta. “O autoexame tem que ser uma rotina como ir ao salão de beleza, fazer as unhas, cortar os cabelos. Não existe grupo de risco, existe mulher, existe você. Vá atrás daquilo que te dá a cura e saúde. Faça essa tarefa de casa por você”, finaliza.
O Núcleo também produziu um vídeo com as mulheres do Grupo de Apoio relatando suas histórias, que pode ser conferido na página do Facebook da Acimacar. O objetivo é que o compartilhamento alerte mais pessoas.