Os coordenadores das quatro microrregionais que integram a Caciopar estiveram reunidos no início desta semana, em Cascavel. A finalidade foi elaborar o planejamento estratégico da coordenação das micros, um conjunto balizador de ações e projetos pretendidos para 2020. Os trabalhos foram mediados pela consultora da Faciap para a região Oeste Iraci Mataczinski. Após essa etapa e as informações em mãos, as micros aprofundarão os pontos consensuados a partir de sua realidade e necessidades em um planejamento individualizado.
No planejamento geral, os coordenadores puderam refletir sobre vários aspectos do cotidiano das microrregionais, criadas há alguns anos para fortalecer e melhorar ainda mais a cobertura e os resultados da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná na região. Eles puderam avaliar pontos a serem melhorados, pontos fortes, definir o propósito das micros e refletir sobre duas perguntas apresentadas a integrantes das Aces de suas respectivas regiões: O que o motiva a participar da sua micro e o que gostaria de ver debatido nos encontros das micros ao longo do atual exercício.
Os coordenadores concordaram sobre os seguintes aspectos no quesito pontos fracos: maior divisão de funções com as Aces, divulgar mais as ações das associações (experiências positivas e resultados), otimizar o canal de relacionamento, frustração como coordenador/resultados, ter propósito para as micros, planejamento estratégico para os coordenadores, dificuldades para trazer os participantes e vencer a zona de conforto. Os pontos fortes são: intercâmbio e networking, fortalecimento do sistema, aproximação das Aces e delas com a Caciopar, aproximação dos executivos, replicação do que deu certo nas Aces, fortalecimento de parcerias e disseminação de informações.
Necessidades
Os coordenadores indicaram caminhos para as reais necessidades das associações comerciais. Segundo eles, são estas: desenvolvimento do mercado de trabalho e qualificação profissional, planejamento do desenvolvimento regional, desenvolvimento político das Aces, zona de livre comércio, desenvolvimento tecnológico/inovação, investimentos na região, na economia dos municípios e em suas potencialidades, melhorias e fortalecimento do comércio regional, Aces e prefeituras promovendo ações integradas para geração de emprego e renda, educação, inclusão social, incentivo ao empreendedorismo e moções.
Sobre o que esperar da sua micro em 2020, responderam: que as ações propostas no planejamento estratégico sejam colocadas em prática, trazer conhecimentos às ações, estimular a troca de informações com outras micros, proporcionar ferramentas ao desenvolvimento das associações, pauta com reivindicações de cada uma das Aces e defendida pela micro, mais união, engajamento e fortalecimento das Aces, gestão de resultados, associados satisfeitos, promoção do associativismo, ações junto aos governos estadual para melhorias da infraestrutura, parcerias, novos serviços e mais envolvimento dos empresários às demandas da região.
Pauta
Quanto aos temas que gostariam de ver debatidos nas microrregionais, os dirigentes das Aces sugeriram: intercâmbios, formas de gerar mais valor às associações, SPC/inadimplência, organização de eventos e cerimoniais, elaboração de projetos, ações para preparar diretorias e equipes, fortalecimento da diretoria, melhoria nos serviços oferecidos, novos produtos e serviços, parcerias, prestação de serviços/produtos, marketing nas entidades, estratégias comerciais, profissionalização da gestão das entidades empresariais ligadas ao sistema, padronização dos serviços comuns.
E o que o motiva a participar das ações e reuniões da Micro? Os associados indicaram a busca de melhorias da gestão, fortalecimento regional, troca de experiências sobre gestão, serviços e ações desenvolvidas pelas associações, estar inteirado dos projetos regionais, associativismo prático com solução, compartilhamento de informações, palestras, troca de experiências, reuniões mais técnicas e desenvolvimento local, fortalecimento das Aces e do sistema, melhorias da gestão da Ace e projetos regionais de desenvolvimento.
Legenda: Encontro de coordenadores e colaboradores da Caciopar com mediação da consultora Iraci, da Faciap
Crédito: Assessoria Caciopar
Qual é o propósito das Micros?
Ser reconhecida pelas Aces como canal aberto junto à Caciopar para a solução dos problemas cotidianos, bem como instrumento para o desenvolvimento local, das Aces e da classe empresarial.