A exemplo de outras instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Sicredi incluíram seus clientes inadimplentes na Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic). Com a parceria, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) conta com mais de um milhão de registros de inadimplentes bancários em todo o país, ou seja, houve um fortalecimento na rede.
Além disso, criou-se um link de contingência com outras bases para evitar os problemas que existiam com a queda da rede, ou seja, com o link os transtornos que os comerciantes tinham ao realizar a consulta junto ao SCPC devem acabar. Segundo o diretor do SCPC de Marechal Cândido Rondon, Sergio Marcucci, outra mudança é que haverá a padronização dos valores cobrados na consulta ao SCPC. “A padronização foi determinada pela Renic e será em todo o Brasil. Os novos valores passam a valer a partir de março”, informa.
Em contrapartida, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Rondon (Acimacar) disponibiliza aos comerciantes rondonenses a consulta de Cheque Free, nas linhas 12, 13 e 14, totalmente gratuito e o número de consultas é ilimitado.
Recuperação de crédito
A Acimacar também está desenvolvendo um novo serviço, que deve entrar em vigor a partir de fevereiro. Trata-se do Serviço de Recuperação de Crédito (SRC). Com isso, a Associação Comercial pretende colaborar com a recuperação de crédito dos inadimplentes. Um funcionário da entidade já está visitando as empresas que utilizam o SCPC para esclarecer eventuais dúvidas sobre o novo serviço. Os empresários também podem agendar a visita ao entrar em contato com a Acimacar, pelo telefone (45) 3254-1299.
LEGENDA:
Diretor local do SCPC, Sergio Marcucci: “A Acimacar está desenvolvendo um novo serviço, que deve entrar em vigor a partir de fevereiro, com o qual pretende-se colaborar com a recuperação de crédito dos inadimplentes”