Cojem Marechal Rondon é certificado com classificação máxima em programa da Faciap Jovem

O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), núcleo ligado à Acimacar, foi reconhecido com o selo Araucária no Programa de Certificação de Conselhos da Faciap Jovem, o mais alto nível concedido aos conselhos no Paraná.

O Cojem Marechal alcançou a pontuação máxima de 1000 pontos, um feito extraordinário que demonstra a eficiência de suas práticas de gestão, valorização do trabalho realizado ao longo do ano visando o desenvolvimento de jovens líderes no município rondonense. A entrega da certificação ocorreu durante o Jantar de Gala do Congresso Empresarial Paranaense, realizado em 25 de novembro pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu.

A certificação tem como objetivo elevar o nível de gestão e organização dos conselhos, através da implementação de iniciativas destinadas a resolver desafios comuns, além de reconhecer o esforço e a dedicação dos conselhos.

Com base em quatro pilares - participação, organização, comunicação e liderança, o Programa de Certificação consiste em executar 14 tarefas entre 1º de agosto a 31 de outubro. Para cada atividade realizada é conferida uma pontuação e os conselhos que alcançarem a pontuação mínima são certificados em três níveis: Capivara (nível 1) acima de 250 pontos, Gralha Azul (nível 2) acima de 500 pontos, e Araucária (nível 3) acima de 750 pontos. Os nomes para cada grau da certificação foram inspirados em símbolos do Paraná.

A coordenadora do Programa de Certificação no Cojem Marechal, Jaqueline Galvão, destaca que o reconhecimento é reflexo do compromisso do conselho em contribuir para a formação de jovens líderes associativistas, além de ser uma forma de padronizar e documentar todas as ações e projetos desenvolvidos. "A certificação reforça a importância do trabalho que desenvolvemos em Marechal Cândido Rondon para fortalecer o movimento associativista no Paraná, bem como é uma oportunidade para documentar e aperfeiçoar o que já está sendo feito para que as próximas gestões possam dar continuidade”, enfatizou Jaqueline, ressaltando: “Este reconhecimento também serve como um estímulo adicional para alcançarmos resultados ainda mais expressivos em 2024. Estou muito feliz por liderar este projeto e por ter a oportunidade de colaborar com o Cojem Marechal para esta conquista”.

A presidente do Cojem Marechal, Alana Ferreira, expressou seu orgulho pela conquista do selo Araucária. "A Certificação com o mais alto nível não apenas valida o desempenho acima da média do Cojem Marechal, mas também destaca nosso comprometimento em oferecer aos conselheiros oportunidades de se aperfeiçoarem e executarem ações em prol do seu desenvolvimento pessoal e profissional. Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos ao longo de 2023”, exaltou.

Conselhos certificados da Caciopar
Pela Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar), além do Cojem Marechal, que obteve a certificação de nível 3 - Araucária, junto com os conselhos de Quedas do Iguaçu, Toledo, Vera Cruz do Oeste e Santa Helena, também foram certificados  o Cojemed de Medianeira com o nível 2 - Gralha Azul; e  a certificação de nível 1 - Capivara foi concedida à Acic Jovem de Cascavel, Cojefi de Foz do Iguaçu, Acina Jovem de Nova Aurora e Cojep de Palotina.

A certificação de 10 conselhos da Caciopar representa a força e a representatividade do Oeste do Paraná. “Nosso Oeste muito nos orgulha”, salientou a presidente da Caciopar Jovem, Denise Negrão, destacando que o resultado obtido no Estado mostra que além da expansão do movimento, há um trabalho intenso sendo realizado de fortalecimento dos conselhos existentes, incentivando-os a manterem constância, planejamento e organização em sua atuação.

Dentre os mais de 60 conselhos paranaenses, 24 participaram do programa, sendo que 22 conquistaram a certificação.

Publicado em 06/12/2023 - 10:18