Blitz educativa leva mensagem sobre carga tributária às ruas de Pato Bragado
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A área central de Pato Bragado foi palco, na tarde desta sexta-feira (30), de uma ação de sensibilização promovida pelo Cojem Marechal em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Pato Bragado (Acibra) e o Colégio Estadual de Pato Bragado. A atividade integrou a edição 2025 do Feirão do Imposto e teve como foco alertar a população sobre o impacto dos tributos no consumo diário.

Ao todo, 18 alunos das turmas de 8º e 9º ano da Eletiva de Jornal do Colégio Estadual participaram da blitz educativa, acompanhados pela vice-diretora Karin Willrich e pelas pedagogas Ana Kern e Vera de Oliveira. Com materiais informativos em mãos, os estudantes abordaram consumidores, explicando a carga tributária embutida nos preços dos produtos e serviços. “Com esta ação, eles têm maior conscientização do quanto se paga em impostos, por mais que ainda não trabalhem. Mas assim percebem o quanto os pais contribuem. A cada R$ 100 que ganham, R$ 34 são destinados ao pagamento de tributos. Através da replicação dessa mensagem é que compreendem melhor o impacto dos tributos no bolso das famílias”, destacou a vice-diretora Karin Willrich.

Para a aluna Estela Dassoler, do 9º ano A, participar da blitz foi uma experiência marcante. “É uma ação que gostei muito de participar. Achei bem interessante a proposta do projeto de mostrar para as pessoas a porcentagem de impostos que todos pagam”, comentou.

A presidente do Cojem Marechal, Jaqueline Galvão, avaliou positivamente a receptividade do público e o engajamento dos estudantes. “É muito gratificante ver jovens falando sobre carga tributária e conscientizando a população. Nosso papel, enquanto conselho jovem, é justamente promover esse tipo de iniciativa, que gera impacto e estimula o pensamento crítico desde cedo”, afirmou.

Responsável pela coordenação local do Feirão do Imposto, Felipe Scherer ressaltou que a ação cumpriu seu objetivo de forma leve e educativa. “A presença dos alunos foi fundamental. A juventude tem uma força comunicativa muito grande, e ao abordar os consumidores de maneira espontânea e bem-informada, conseguiram fazer a mensagem chegar com mais impacto”, frisou.

O presidente da Acibra, Ederson Knapp, também acompanhou a blitz e reforçou a importância da parceria entre entidades. “Trabalhar em conjunto com o Cojem e com o Colégio Estadual amplia nosso alcance e fortalece a missão da Acibra de promover cidadania e conhecimento. Essa conscientização fiscal é essencial para formar consumidores mais conscientes e participativos”, destacou.

A coordenadora da Acibra, Lediane Klein Kammer, enalteceu o envolvimento de todos os participantes. “Foi uma ação simples, mas de grande valor. Quando conseguimos despertar o interesse de adolescentes para um tema tão importante como a carga tributária, estamos plantando sementes de um futuro mais crítico e participativo”, afirmou.

Com o tema nacional “- Siglas + Impostos? No final, a conta é sua”, o Feirão do Imposto 2025 tem como missão mostrar à população como tributos com siglas como ICMS, IPI, PIS e COFINS impactam diretamente o que se consome, ainda que muitas vezes passem despercebidos. A proposta do movimento é tornar esses impostos visíveis, promover a educação fiscal e estimular o debate sobre a reforma tributária.


Por Assessoria Acimacar
Publicado em 31/05/2025 - 09:08
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