Marechal Cândido Rondon sediará, na próxima terça-feira (4), o Encontro Estratégico do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) sobre a Ambição Regional 2040, iniciativa que reúne lideranças para discutir o futuro do Oeste do Paraná e fortalecer uma visão conjunta de desenvolvimento para a região.
O evento será realizado das 7h30 às 9h30, no Auditório Dirceu da Cruz Vianna, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), e reunirá representantes de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Nova Santa Rosa.
A Ambição Regional 2040 propõe posicionar o Oeste do Paraná como líder global em conhecimento, inovação e tecnologias agregadas ao ecossistema de proteínas. Para isso, busca integrar empresas, cooperativas, universidades, centros de pesquisa, poder público e entidades representativas na construção de uma estratégia regional de longo prazo.
O encontro marca o início de uma série de eventos que serão realizados em diferentes microrregiões do Oeste do Paraná, ampliando o envolvimento das lideranças locais na construção dessa agenda de desenvolvimento.
Mais do que apresentar o projeto, a programação foi estruturada para promover o diálogo entre diferentes setores e identificar oportunidades de conexão e cooperação capazes de impulsionar novos projetos, fortalecer a competitividade regional e acelerar iniciativas voltadas à inovação e ao desenvolvimento econômico.
Segundo o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Alci Rotta Júnior, a participação das lideranças regionais é essencial para transformar essa visão em resultados concretos.
"A Ambição Regional somente será alcançada com o envolvimento dos municípios, das instituições e do setor produtivo. Cada microrregião possui competências e potencialidades que precisam ser integradas para construirmos um projeto de desenvolvimento regional consistente e de longo prazo."
O gerente regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, destaca que a construção coletiva é um dos principais diferenciais da iniciativa.
"Estamos mobilizando lideranças para construir uma agenda comum de desenvolvimento, fortalecendo conexões entre conhecimento, inovação, empreendedorismo e o setor produtivo. Esse é um esforço regional que busca preparar o Oeste do Paraná para os desafios e oportunidades das próximas décadas."
O Encontro Estratégico do POD sobre a Ambição Regional 2040 é promovido pela Acimacar, em parceria com o Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e o Sebrae/PR, por meio da Câmara Técnica Ambiente dos Pequenos Negócios e do Grupo Técnico da Ambição Regional.
O evento é gratuito e voltado a lideranças empresariais, institucionais, públicas, educacionais e representantes do setor produtivo da microrregião, promovendo um espaço de diálogo, integração e construção coletiva para fortalecer o desenvolvimento regional e consolidar uma visão de futuro para o Oeste do Paraná.
