O lançamento do projeto alusivo aos 40 anos de fundação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) aconteceu na noite de ontem (19), na sede da entidade, e reuniu em torno de 60 pessoas. Estiveram presentes o presidente da Associação Comercial, Oldemar Rohloff; prefeito Edson Wasem; o vice-prefeito Valdir Port (Portinho); o presidente do Poder Legislativo, Silvestre Cottica, e demais vereadores; diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich; capitão da Polícia Militar, José Osmar Novach; secretários, parceiros e representantes da imprensa, dentre outros.
Durante o evento, o empresário Legário Gilberto von Mühlen (Beto), coordenador dos trabalhos, fez uma explanação de como será realizado o projeto, voltado à importância da preservação do meio ambiente, e quais as atividades que estão programadas. Houve também a apresentação do selo comemorativo e do vídeo institucional dos 40 anos.
De acordo com o presidente da Acimacar, Oldemar Rohloff, o plantio de um ipê por habitante é um grande projeto para a Acimacar, mais ainda para Marechal Rondon e para cada rondonense. “Esse ser humano a partir de agora vai viver uma vida diferente, pois será preciso um cuidado recíproco entre o rondonense e o ipê. É muito importante para nós, como seres humanos, nos preocupar com o planeta e com o meio ambiente, e a Acimacar jamais poderia ficar de fora de um evento como esse, ainda mais na possibilidade de ser criado o melhor presente, que é ter uma árvore para cada habitante do município”, afirma.
O projeto das 44.436 mudas de ipê, considerado bastante audacioso, tem tido uma intensa adesão da sociedade rondonense a cada dia, aponta o presidente da Acimacar. “Percebemos isso porque a sociedade também está nos procurando para ser parceira do projeto. O envolvimento da sociedade é que faz com que tenhamos um grande número de reuniões para divulgar o projeto e isso nos faz muito feliz. Tenho certeza de que vamos conseguir nosso objetivo de fazer o plantio de um ipê por habitante de Rondon”, garante.
Sensibilização e atitude
O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, destaca que a iniciativa da Acimacar em promover um projeto voltado ao meio ambiente é altamente significativa, pois é uma ação de sensibilização e de atitude para com o planeta e vida. “A proposta surge na sociedade e envolve autoridades e agregam parceiros, unindo forças. Evidentemente que há uma grande riqueza na proposta, pois trabalhar hoje o plantio de árvores é algo muito importante para cada um de nós, para as cidades e para o planeta. E ainda mais quando se trata do ipê, o qual, além de ser uma árvore muito forte na vida brasileira, tem o componente de ser árvore símbolo, com uma floração exuberante. Trata-se de uma árvore de beleza especial”, declara.
A proposta, diz Friedrich, vem do anseio da sociedade, a partir de uma atitude expressiva da Acimacar. “Plantar árvore, ainda mais de expressão e beleza como o ipê, é uma idéia de que aos poucos pode fazer Marechal Cândido Rondon se tornar ‘a cidade dos ipês’. Não se trata somente do processo do ato do plantio, é um processo que está se desejando fazer e não se esgota simplesmente em plantar e ponto final. Mas é um projeto ecopedagógico da importância da árvore, do ipê, do meio ambiente, de fazer a cidade mais bela. É um ato de embelezar a própria vida, além de embelezar a cidade”, afirma.
Para o diretor da Itaipu, como a proposta é um processo, e não uma postura pontual de plantar a árvore, tem um componente de cuidado, que é um paradigma que deve cada vez mais ser trabalhado. “Precisamos de obras do espírito, da alma, do coração, da mente. E aí precisamos da ética do cuidado, é preciso cuidar da cidade, das ruas, do que fazemos, do nosso trabalho, para com as relações humanas e com a vida. A época das quantidades está se esgotando e emerge o paradigma do cuidado”, enfatiza.
Em sintonia
Questionado como avalia a iniciativa em prol do meio ambiente, Nelton Friedrich aponta que é uma ação de muito valor, pois a árvore é considerada como um “ar-condicionado” do planeta. “Em um dia quente, por exemplo, sempre procuramos uma árvore para ficarmos embaixo, ou para estacionar o carro. Por isso sempre digo que a árvore é o ar-condicionado do planeta. Nós praticamos um processo muito rápido de devastação e agora precisamos recompor. A iniciativa acaba entrando em sintonia com o que hoje tem inspirado a humanidade, que é rever as práticas que não deram certo e eleger ações e comportamentos que sejam sócio-ambientalmente corretos. Estamos integrados nessa proposta, construindo a parceria, principalmente porque tem o componente do processo e não somente do produto. Que as crianças, jovens e adultos possam adotar como delas a proposta e cuidar como delas o planeta e o município. Esse é um grande gesto de sensibilidade para com a vida e com o planeta”, finaliza.
União
“A Prefeitura de Marechal Rondon é parceira do projeto, assim como demais empresas e entidades, e isso prova que a classe empresarial do município está unida”. A afirmação é do prefeito Edson Wasem, segundo o qual trabalhar na área do meio ambiente, da cultura e do empreendedorismo é a grande proposta da Acimacar. “Eu vejo com virtude o projeto do plantio de um ipê por habitante, porque é um projeto audacioso, importante e que estará interligando todas as áreas dentro do nosso município - comércio, indústria e prestação de serviço. Além disso, será um cartão de visita e de apresentação do que Marechal Rondon sabe fazer”, salienta.
LEGENDA: O diretor de Coordenação da Itaipu, Nelton Friedrich, fez o plantio da primeira muda, a qual levará seu nome