Boas perspectivas para o turismo animam empresários da Costa Oeste
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Empresários ligados ao Núcleo Setorial de Turismo de Marechal Cândido Rondon e microrregião estiveram reunidos na segunda-feira (05), na sede da Acimacar, com o presidente do Instituto de Turismo e Eventos dos Caminhos do Turismo Integrado ao Lago de Itaipu, rondonense Vitor Giacobbo, e a integrante do Conselho dos Municípios Lindeiros, Sandra Finkler. O encontro serviu para destacar a importância do Instituto, as ações que vêm sendo realizadas pelo mesmo, bem como informar a necessidade das empresas ligadas ao turismo estarem integradas à entidade. Na ocasião, foi passada a agenda de eventos da qual integrantes do Instituto participarão nos próximos meses para divulgar os roteiros turísticos da região.
Conforme Sandra Finkler, o turista que hoje visita Foz do Iguaçu tem interesse também em conhecer Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena e Itaipulândia. Mas, segundo ela, um dos grandes desafios é fazer com que os empresários ligados ao setor estejam bem preparados para atender a todos. Por isso, um trabalho intenso vem sendo feito pelo Instituto para garantir que os turistas que vêm à região sejam bem atendidos, aponta. “Percebemos que hoje Guaíra e Marechal Cândido Rondon são as cidades mais preparadas para receber os turistas”, afirma.
A profissional destaca ainda que a região lindeira ao Lago de Itaipu está cada vez mais ganhando espaço no turismo. Tanto é que nos últimos dias 26 e 27 de abril, três integrantes da CVC conheceram o roteiro turístico na região e saíram entusiasmados com o que visitaram, principalmente pela qualidade de vida proporcionada no Oeste paranaense. Recentemente, outro grupo da CVC também participou do mesmo roteiro.

Eventos
De acordo com Vitor Giacobbo, representantes do Instituto de Turismo participarão de diversos eventos no Paraná e em outros Estados para divulgar os roteiros da região. Na próxima semana acontece em Foz do Iguaçu o 24º Encontro de Guias da América Latina, oportunidade de não somente divulgar os pontos turísticos do Oeste, mas também de trazer profissionais para conhecer os municípios. “A partir de uma parceria, prefeituras vão disponibilizar o transporte e os empresários vão oferecer seus serviços aos guias para um city tour, para que eles possam conhecer in loco as cidades. Cada município está se preparando para trazer um ônibus com guias. Santa Helena, Medianeira e Itaipulândia já fecharam um ônibus cada e em Marechal Rondon estamos negociando para igualmente confirmarmos um ônibus”, menciona.
Além disso, os roteiros turísticos serão divulgados na Feira Shopping, de Toledo, e no Festival de Turismo, em Foz do Iguaçu, ambos marcados para junho, e em uma feira em Londrina, em agosto, dentre outros. “Para o segundo semestre desse ano acreditamos que a CVC vai começar a divulgar os pacotes da região para os turistas que viajam no final do ano”, explica.

Avaliação
O presidente do Instituto de Turismo diz que no ano passado foram promovidas ações muito produtivas e tudo está se encaminhando para que ainda em 2008 e 2009 os frutos comecem a serem colhidos. “O fator mais positivo é que houve integração da região do Lago com Foz do Iguaçu. Por isso, começamos a andar juntos com Foz. Por exemplo, participamos juntos em eventos. Rondon tem se destacado muito pela gastronomia, chope, Sítio das Orquídeas e a dança folclórica”, avalia. “A comunidade de Rondon tem que saber que estamos crescendo na área de turismo, apesar de que ainda temos muito a crescer”, acrescenta.
Um dos motivos que impulsionou o setor, cita Giacobbo, foi o convênio assinado com o Sebrae em dezembro de 2007, o qual vem auxiliando na divulgação dos roteiros turísticos.

Outros pontos
Além dos tradicionais pontos turísticos já divulgados, outros dois vêm crescendo e têm grande potencial na região. Trata-se do turismo rural e das agroindústrias, sendo que grupos de diversos países já vieram para o Oeste conhecer indústrias ligadas ao setor. “A Itaipu está contratando um técnico para atender exclusivamente o turismo rural, que vem ganhando cada vez mais espaço na região e conquistando mais adeptos”, revela Sandra Finkler, declarando que é uma conquista essa parceria com a Binacional.

Eleição
Aproveitando a reunião, Giacobbo anunciou que no próximo dia 20, em Medianeira, às 14h30, haverá Assembléia Geral Ordinária do Instituto de Turismo, ocasião em que será feita a prestação de contas, apresentação dos roteiros turísticos, palestra e eleição da nova diretoria. Até o momento não há nenhuma chapa inscrita, o que pode acontecer até sete dias antes da Assembléia.
O dia 20 é o prazo-limite para todos que trabalham com turismo na região integrem o Instituto, pois a partir desta data será feito um trabalho de divulgação em cima dos associados à entidade. Além disso, uma empresa está sendo contratada e vai fazer um levantamento e relatório das atividades que estão sendo desenvolvidas, o que precisa ser melhorado e o que está bom.

LEGENDA: Reunião do Núcleo Setorial de Turismo de Marechal Rondon: setor vem alcançando bons resultados na região


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento