Pedalando por Bíblias: superando marcas
Com um forte caráter mobilizador, o passeio ciclístico Pedalando por Bíblias, coordenado nacionalmente pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), tem alcançado cada vez mais adesões por onde passa. Com isso, tem contribuído para que os ensinamentos sagrados alcancem também famílias em situação de risco social. Três edições foram responsáveis pela distribuição de 10 mil exemplares do Novo Testamento e pela participação de cerca de 4,8 mil cristãos das cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Marechal Cândido Rondon (PR).
Em 9 de dezembro, Dia da Bíblia, as ruas da Zona Leste de São Paulo serviram mais uma vez de pista para os cerca de 400 ciclistas que se concentraram na Concha Acústica do Parque Tiquatira e percorreram 7 km para divulgar o Livro Sagrado. Intitulada Pedalando e Caminhando por Bíblias, a edição de Belo Horizonte ocorreu em 16 de dezembro. Contando com um forte apoio da Missão Mãos do Evangelho, reuniu 1,3 mil participantes. Em 15 de março, foi a vez da população de Marechal Cândido Rondon pedalar pela Causa da Bíblia. O evento foi responsável pela concentração de mais de três mil pessoas. Com isso, tornou-se a edição do projeto com maior repercussão entre as realizadas até hoje no país.
Entre os fatores que contribuíram para o sucesso da iniciativa, está o grande envolvimento de igrejas, empresas, órgãos públicos e instituições na organização e execução do projeto. A AMPARO, Associação de Responsabilidade Social, assumiu a tarefa de coordenar localmente o evento. Estimuladas com a iniciativa, mais instituições emprestaram seu apoio e recursos para a realização do passeio, entre as quais o SESC, a Prefeitura do Município e a Caloi, que doou duas bicicletas para serem sorteadas entre os participantes. No total, 56 empresas e 18 igrejas estiveram diretamente envolvidas. “A mobilização foi geral. Comerciantes, famílias, jovens, crianças e adultos estiveram reunidos”, comemora a coordenadora e presidente da AMPARO, Marlise Ricardi. “A receita de sucesso de Marechal Cândido Rondon contou com vários ingredientes: divulgação maciça, programação intensa com shows de música gospel e envolvimento de diferentes organizações em torno de um mesmo objetivo: divulgar a Palavra de Deus”, pondera o coordenador nacional do projeto e gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB, Mário Rost. Com as expectativas superadas, população e organizadores já planejam uma nova edição para 2009. “Já havia participado da organização de outros passeios ciclísticos, mas nunca com uma resposta tão positiva”, avalia Lírio Berwig, ciclista profissional e um dos organizadores do projeto na cidade.
FONTE: Revista A Bíblia no Brasil