As inscrições para o Empretec, considerado um dos melhores programas do mundo em capacitação empreendora, seguem abertas até sexta-feira (23), sendo que o interessado deve preencher um questionário, o qual será encaminhado ao Sebrae. A realização do treinamento é uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e o Sebrae.
Em junho, o candidato será convocado para uma entrevista, com o objetivo de identificar as características empreendedoras e traçar o perfil de cada um. Se aprovado, terá a oportunidade de participar, em julho, do workshop, que tem uma carga horária intensiva durante nove dias consecutivos.
Por meio do Empretec os participantes aprendem a conhecer seu potencial empresarial pessoal, seus pontos fortes e fracos; identificar ou melhorar suas oportunidades empresariais; entender seu próprio comportamento ao assumir riscos calculados; apreciar a importância da persistência e do comprometimento; entender a relação existente entre a qualidade, a eficiência e o êxito empresarial; buscar informações; elaborar seu plano de negócio; avaliar seu planejamento atual e sua capacidade para solucionar problemas; persuadir os outros para que cooperem; usar redes de contatos pessoais e empresariais; desenvolver estratégias de negócios efetivas; aproveitar oportunidades e ter iniciativa.
O projeto Sebrae e Você tem como parceiros o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Sicoob, Sicredi, Prefeitura de Marechal Rondon e Acimacar. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a coordenadora de treinamentos da Associação Comercial, Fabiane Ribeiro, pelo telefone (45) 3254-1299 ou pelo e-mail treinamentos@acimacar.com.br.
Ferramenta espetacular
A gerente administrativa da Sooro, Esméria Engels, fez o Empretec em 2002 e afirma: o curso é uma ferramenta espetacular para empresários e gerentes. “Durante o período que fiz, foram apresentadas diversas ferramentas e técnicas que fazem a diferença no gerenciamento no dia-a-dia. Fazer o planejamento é algo que às vezes pessoas não gostam, mas traz um resultado surpreendente. No Empretec trabalhamos, além do planejamento, o fluxo de caixa, novo projeto, pontos fortes e fracos. Para quem já tem negócio ou pretende iniciar um, é um curso completo”, destaca.
Esméria revela que após participar do Empretec a sua vida profissional mudou, pois apesar de já conhecer algumas ferramentas, ela percebeu a importância de utilizá-las. “Até hoje utilizo técnicas do Empretec na minha vida profissional. Quando fazemos um planejamento, avaliamos os riscos, o ponto forte e fraco, em quanto tempo teremos o retorno. Além de aprender na teoria, se aprende na prática”, diz, acrescentando: “Quem tiver condições, tem que fazer o Empretec. É um curso que traz um resultado espetacular”, finaliza.
Melhor curso
A empresária Ivânia Kochan, proprietária da Marlô Modas, participou do Empretec em 1999 e considera o melhor curso que já fez a curto prazo. “Com o Empretec abriu-se um leque de informações e entendimentos, como detectar oportunidades de negócios, estabelecimento de metas, eficiência, aumento de lucros, satisfação do cliente, rede de contatos, sustentar com firmeza decisões frente a adversidades, correr riscos calculados, desenvolvimento pessoal... Enfim, foi abordado a importância de sempre visualizar oportunidades mesmo que elas não estejam aparentes e, principalmente, acreditar no seu sonho e colocar datas específicas para que se realizem”, detalha.
A rondonense aponta que o curso tem uma dinânimca interessante, que visa testar os limites dos participantes para descobrir até onde cada um pode ir e que é possível, todos os dias, fazer mais e melhor. “É como se a gente se descobrisse uma nova pessoa todos os dias, mas quando se tem objetivos claros. Sempre falo e indico o Empretec a outras pessoas, pois pratico diariamente o que aprendi. Uma sugestão: faça o curso e esqueça qualquer coisa fora dele. É para toda vida, maravilhoso!”, enfatiza.