Para descobrir a real demanda pela construção do Aeroporto Regional de Cascavel, a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) firmou um convênio com o grupo de pesquisa do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o qual ficou responsável em sair a campo para fazer o levantamento e tabular o resultado.
A partir desta parceria, profissionais estão fazendo o diagnóstico nos municípios de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Assis Chateaubriand em frentes que envolvem os passageiros, as indústrias e as agências de turismo, explica o coordenador da pesquisa, professor Weimar Freire da Rocha Jr. “Na parte de pessoas (passageiros) já estamos concluindo as entrevistas e queremos saber qual a demanda pelo aeroporto, o mesmo ocorrendo com indústrias, na parte de cargas (exportação e importação) e pessoas, e as agências de turismo, com a avaliação do potencial, da venda de passagens aéreas e se deixam de vender pacotes pela falta de um aeroporto ideal”, detalha, mencionando que todo o trabalho deve estar concluído até setembro.
Em Rondon
Na próxima semana, professores do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional estarão procurando empresários de Marechal Rondon para fazer o agendamento da pesquisa. O coordenador dos trabalhos ressalta que a entrevista é rápida, não levando mais do que 15 minutos. “Há mais de 20 anos que se discute a construção do Aeroporto Regional e ainda não foi feito um levantamento para saber se há demanda (pela obra). Por isso, estamos realizando esta pesquisa com o intuito de estimar o potencial com dados primários e com as informações disponíveis repassadas por órgãos competentes”, afirma.
De acordo com Weimar da Rocha, existem muitas indústrias com potencial na região Oeste, mas que encontram problemas pela falta de um aeroporto adequado, como por exemplo a dificuldade que colaboradores de empresas encontram para vir à região e se deslocar para outros municípios e Estados.
LEGENDA: Professores Débora Lobo e Weimar Freire da Rocha Jr., este coordenador da pesquisa: levantamento mostrará demanda pelo Aeroporto Regional na região