Através da vice-presidência para Assuntos da Indústria, a Acimacar – Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon – está iniciando um processo de consulta às indústrias do município sobre as maiores necessidades em termos de qualificação da mão-de-obra. Segundo o vice-presidente para Assuntos da Indústria, empresário Oldemar Rohloff, a partir dos dados levantados a intenção será buscar a viabilização dos cursos profissionalizantes a partir dos setores mais carentes.
Rohloff explica que os empresários do setor industrial reclamam pela falta de mão-de-obra qualificada para várias áreas. Isto implica na necessidade da própria empresa se ver obrigada em treinar o funcionário, o que muitas vezes demanda tempo e despesas extras.
A questão foi amplamente debatida há poucos dias, numa reunião realizada na Acimacar e que envolveu vários empresários do setor industrial. Neste encontro ficou definida a elaboração de um questionário que está sendo encaminhado a todas as indústrias. O passo seguinte será a busca de uma parceria com o Senai, para viabilizar os cursos mais procurados.
Oldemar Rohloff observa que o Senai de Toledo oferece vários cursos de qualificação nas áreas eletroeletrônica, metal-mecânica, automobilística, de gestão industrial, além de cursos técnicos e treinamentos de manipulação de alimentos. “São todos cursos que nós podemos muito bem aproveitar em Marechal Cândido Rondon”, acrescentou o empresário.
Uma vez detectadas as maiores necessidades, a Acimacar deverá verificar de que forma serão desenvolvidos os treinamentos. Rohloff diz que há duas possibilidades. “Podemos deslocar os alunos até Toledo, até a escola do Senai, ou firmar parceria com empresas de Marechal Cândido Rondon e o Poder Público, para trazer o instrutor para o nosso município e ministrar aulas em determinadas indústrias. Tudo dependerá do entendimento que realizarmos. Mas, o primeiro passo, é verificar qual a maior necessidade no momento”, concluiu o vice-presidente.
Na foto, Oldemar Rohloff, vice-presidente para Assuntos da Indústria.