Com o plantio do ipê de número 44.572, no domingo (27), durante a programação da Expo’Rondon 2008, o projeto da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), de plantar uma muda da árvore por habitante rondonense, chegou ao fim. Durante esta semana algumas empresas que adotaram ipês também já estão concluindo seus trabalhos.
A idéia de fazer o plantio de 44.572 mudas de ipê surgiu dentro da comissão que organizou a programação festiva dos 40 anos de fundação da Acimacar, que teve início em abril. O coordenador geral da comissão, empresário Legário Gilberto von Mühlen (Beto), avalia que o projeto do ipê teve uma grande aceitação da comunidade rondonense, tanto por parte de munícipes da cidade como do interior. “A avaliação que fazemos é a melhor possível. As pessoas, em sua grande maioria, estão se preocupando mais com a questão do meio ambiente. Houve uma adesão muito grande e se tivéssemos mais mudas, com certeza teríamos plantado mais. Conseguimos atingir todas as metas que tínhamos planejado, e isso é muito gratificante”, afirma.
De acordo com Beto, a Acimacar fez uma reserva de mudas para as pessoas que haviam adotado ipês, os quais não germinaram e morreram, para fazer a substituição da árvore. “Quem retirou o ipê e por algum motivo a muda morreu, pode entrar em contato com a Acimacar para fazer a retirada de um novo ipê”, comenta.
O coordenador do projeto diz que existe a possibilidade de no próximo ano o plantio de uma muda por rondonense ter continuidade, ou seja, ser plantados mais 44.572 ipês. Mas outras ações não estão descartadas. “A Comissão de Eventos da diretoria da Acimacar é que deve estudar o projeto. Acredito que a Associação Comercial deve dar continuidade aos projetos voltados para a questão ambiental, mas não há definido que tipo de ações serão desenvolvidas, se o plantio de árvores, preservação de mananciais...”, menciona.
Beto ressalta que é importante a entidade rondonense dar continuidade ao trabalho pois, além da grande repercussão que teve, é preciso se engajar em projetos de tal magnitude. “Algumas pessoas da imprensa da Argentina estiveram no domingo em Rondon e conheceram o projeto do plantio de uma árvore por habitante. Eles acharam muito interessante e disseram que vão levar o projeto para cidades argentinas. Quanto mais pessoas se envolverem nisso, mais efeitos serão surtidos”, declara.
Livro
Para concluir totalmente o projeto dos 40 anos da Acimacar, resta somente a conclusão do livro que estão sendo elaborado, o qual contará toda a trajetória da Associação Comercial. “Em reunião ontem (terça-feira, 29) decidimos prorrogar o lançamento do livro por mais 60 dias. Isso porque muitas pessoas estão nos procurando para trazer material e enriquecer o livro, que já está com mais de 200 páginas. Então optamos por esperar mais um pouco para lançar a obra e, com isso, deixá-la enriquecida ainda mais”, aponta, acrescentando que até o mês de setembro o livro deve estar concluído.
LEGENDA:
O plantio do ipê de número 44.572 contou com a presença de lideranças municipais e autoridades
FOTO CRÉDITO: Luciany Franco