Ações que promovam o desenvolvimento das comunidades vêm sendo cada vez mais incentivadas entre as empresas de pequeno porte. Experiências de sucesso empreendidas por companhias paranaenses foram apresentadas ontem durante o segundo dia da 28ª Convenção Anual da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
Entre os exemplos está o da Indústria de Móveis Marel, de Francisco Beltrão, no sudoeste do estado. Há 40 anos fabricando móveis planejados e pias em inox, no final do ano passado, a Marel instituiu um comitê de gestão de pessoas com o objetivo de promover a efetiva integração empresa/ comunidade. O projeto gerido por nove funcionários de diferentes departamentos procura oferecer melhor qualidade de vida em especial aos colaboradores e familiares. A atenção à saúde e a conscientização ambiental têm sido os principais focos do comitê.
Mulheres e jovens
O encontro da Faciap, que tem o apoio do Instituto RPC e reúne representantes de todo o Paraná em Foz do Iguaçu, encerra também o ciclo de palestras do Fórum de Responsabilidade Social realizado este ano em dez cidades do estado. No primeiro dia de atividades, os participantes puderam conhecer algumas das ações desenvolvidas pelas mulheres e jovens empresários no cenário econômico e associativista não só no âmbito local e estadual, mas também com destaque no panorama nacional.
Como observou o presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, é importante valorizar a participação feminina nas associações comerciais. “Elas formam os futuros empreendedores de amanhã. Já os jovens são o embrião da renovação constante das nossas associações comerciais. Algumas associações acabam definhando por dificultar a renovação, mas no Paraná a realidade é diferente, os jovens empresários estão ganhando espaço nas associações”, disse, ao destacar que homens e mulheres de negócio podem exercitar sua parcela no processo de transformação positiva do país.
Créditos: Jornal Gazeta do Povo