Diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) e lideranças da sociedade rondonense participaram na manhã de hoje (09) do primeiro encontro com candidatos a prefeito do município. Ao todo, serão três encontros (sempre às terças-feiras), um dia para cada postulante ao Poder Executivo.
O primeiro a apresentar as principais propostas foi Maicon Palagano, da coligação “Frente de Esquerda”. Ele teve 30 minutos para falar sobre o plano de governo e os diretores tiveram mais 20 minutos para fazer perguntas. Além disso, o rondonense recebeu um documento que contém uma série de reivindicações formuladas pelos conselhos consultivos da Acimacar e que visam, dentre outros, melhorias e o desenvolvimento de Marechal Rondon.
Palagano falou que precisam ser formuladas ações que tragam mais segurança para os munícipes, mais geração de emprego, educação, saúde, principalmente com ações preventivas e implantação da rede de esgoto a partir de parceria com a Itaipu. “Muitas das reivindicações contidas no documento da Acimacar já estão inclusas no nosso plano de governo”, afirmou.
Dentre alguns questionamentos feitos ao candidato esteve como ele vê hoje o empresariado local; se for eleito, quem serão os secretários da próxima administração; se ele levará em consideração o nome que a Acimacar deve sugerir para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. “Assim como existem bons empresários, também existem os que são ruins. O que queremos é dar um incentivo ao comerciante para a geração de emprego, mas haverá critérios para isso, pois pretendemos valorizar mais o trabalhador e proporcionar a ele mais qualidade de vida”, disse.
Palagano comentou que já está pensando em nomes que poderiam assumir as secretarias da prefeitura, mas que ainda não estão definidos e nem confirmados e, por isso, preferiu não citar nenhum. “Os nomes serão definidos levando em conta os conhecimentos que a pessoa tiver”, declara. “A Acimacar pode indicar o nome do secretário de Indústria e Comércio, mas ele ser efetivado é outra coisa, pois precisamos levar em consideração seu modo de trabalhar e se existe um comprometimento com o nosso plano de governo”, destaca.
Participação
Por fim, o candidato a prefeito enfatizou que a administração municipal precisa ter uma maior participação pública, e que os projetos não podem ficar somente na discussão na Câmara de Vereadores. “Precisamos levar a discussão dos projetos para toda a comunidade”, finalizou.
Já o presidente da Acimacar, Sérgio Marcucci, ressaltou que a Associação Comercial vai reivindicar que as ações contidas no documento que está sendo entregue aos candidatos tenham um comprometimento do próximo prefeito de Marechal Rondon.
Próximos encontros
O próximo candidato a participar do encontro é Moacir Froehlich, da coligação “Mudança pra Valer”, no dia 16, a partir das 08 horas, na sala de reuniões da Acimacar. Já o candidato Dieter Seyboth, da coligação “União para um Novo Governo”, apresenta suas propostas no dia 23, no mesmo horário e local.
LEGENDA: O candidato a prefeito Maicon Palagano foi o primeiro a apresentar algumas das propostas inclusas no plano de governo para os diretores da Acimacar