O representante do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Thiago Tosatto, participou hoje (11) de manhã, em Marechal Cândido Rondon, de uma reunião com empresários, com o objetivo de apresentar a Linha de Crédito Especial com subvenção da União para financiamentos e empréstimos. O encontro foi promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar).
O profissional passou o dia no município para atender individualmente os empresários interessados em contratar linhas de crédito. As empresas que podem ser enquadradas no programa são dos seguintes setores: beneficiamento de couro, artefatos e calçados em couro; beneficiamento de madeira e móveis de madeira; têxtil e confecções; pedras ornamentais; bens de capital (exceto veículos, tratores, colheitadeiras, máquinas rodoviárias); software e prestação de serviços de tecnologia da informação; frutas (in natura e processadas); e cerâmicas.
De acordo com Tosatto, os itens financiáveis (Até 100% do valor de investimento) são obras civis, máquinas e equipamentos nacionais, softwares desenvolvidos no país, capacitação, treinamento e aperfeiçoamento gerencial, estudos e projetos, capital de giro associado aos demais itens financiáveis. “O prazo de financiamento é de até 96 meses, com 36 meses de carência, e há um bônus de adimplência: 20% dos juros devidos, desde que as parcelas sejam pagas no vencimento”, explica. “As taxas de juros são de 7% ao ano (pré-fixada), podendo chegar a 5,6% com o ‘bônus adimplência’”, acrescenta.
O objetivo é proporcionar o financiamento de investimentos em modernização, incluindo desenvolvimento ou aperfeiçoamento de novos produtos ou processos, desenvolvidos no território nacional.
LEGENDA: Registro da reunião com o representante do BRDE e empresários rondonenses: valorizando os produtos desenvolvidos no Brasil