Moacir e Cottica apresentam plano de governo na Acimacar
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Os diretores da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) estiveram reunidos hoje (16) com o candidato a prefeito da coligação “Mudança pra Valer” (MPV), Moacir Froehlich, e o candidato a vice-prefeito Silvestre Cottica.
Moacir citou algumas propostas de cada área, como recuperação asfáltica e pavimentação com pedras irregulares, saúde e bem-estar, excelência em educação, cultura e esporte, agricultura, indústria, comércio e turismo, gestão pública e segurança. “Por isso nosso plano de governo se chama ‘Rondon em Obras’”, comenta.
Sobre o programa de pavimentação com pedras irregulares, o candidato disse que é possível fazer 40 quilômetros e empregar cerca de 500 pessoas. “Serão cerca de 500 pessoas que estarão sendo colocadas no mercado de trabalho. Pessoas que talvez estariam marginalizadas em Marechal Rondon. A frota de veículos está aumentando cerca de 10% por ano e precisamos promover melhorias no trânsito do município”, declara.
Um dos setores que merece uma maior atenção é na área de saúde. De acordo com Moacir, uma pesquisa mostrou que 85% da população têm uma preocupação com esta área. “Saúde depende da gestão e não de infra-estrutura. Por isso, queremos implantar o Programa Saúde da Família, criar o Centro Municipal de Internamento Hospitalar (Cemih), disponibilizar atendimento médico 24 horas, com mais profissionais e sem haver a necessidade de agendamento, instalar a UTI microrregional em parceria com cinco municípios - Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Quatro Pontes, Mercedes e Nova Santa Rosa”, menciona.

Educação e esporte
Na área educacional, o candidato expôs que é inaceitável, no município rondonense, somente a Escola Criança Feliz disponibilizar internet, a qual foi instalada por meio da Associação de Pais e Mestres (APM). Por isso, dentre as propostas na educação está disponibilizar internet em todos as instituições de ensino municipal, retornar com o contraturno escolar, capacitar e valorizar os professores e servidores, com a criação de um programa de apoio à saúde. Um dos objetivos de Moacir, caso eleito, é fazer com que a prefeitura volte a realizar campeonatos esportivos como forma de ocupar as crianças e adolescentes.

Agricultura
Pela formação dos dois candidatos ser voltada mais para a parte de agricultura - Moacir é engenheiro agrônomo e Cottica agropecuarista - ambos afirmam que o setor será um dos destaques se forem eleitos. “Vamos comprar máquinas novas e acabar com o serviço de reforma de maquinários, que depois não funcionam. Os trabalhos serão feitos em dois turnos de seis horas, totalizando 12 horas por dia. Queremos criar o Fundo de Capacitação de mão-de-obra e fortalecer o setor industrial com incentivos e geração de emprego e renda”, informa.
Cottica ressalta que será feita uma administração voltada para o cidadão, com a valorização do ser humano. “O dinheiro público será investido em favor da sociedade. Seremos os servidores públicos de quem nos eleger”, enfatizou.

Secretariado
Questionado se já tem definido alguns nomes para ocupar o quadro de secretariado e se levará em conta a sugestão apresentada pela Acimacar para ocupar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Moacir respondeu que não foi discutido qualquer nome e que não existe “loteamento” de pessoas. Disse, ainda, que levará em conta a indicação da Associação Comercial. “Assumimos um compromisso com os partidos políticos para a eleição, mas não discutimos qualquer nome. Quando os partidos oferecerem os nomes, eu e o Cottica vamos levar em conta para a escolha o perfil, o conhecimento de área e o conceito da sociedade. Também vamos querer que os partidos nos dêem opções. O compromisso é com o projeto, os que entenderem vão continuar conosco”, destacou.
Para o candidato, uma das metas é trabalhar no início da administração somente com o quadro de secretários e os funcionários efetivos até colocar “a casa em ordem”.

FMD
De acordo com Moacir, outro ponto que precisa passar por uma mudança é o Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD). Ele afirma que do jeito que o Fundo funciona atualmente na há condição de continuar. O objetivo é fazer com que o FMD sirva como forma de qualificar a mão-de-obra disponível hoje em Rondon.

Próximo encontro
A Acimacar está realizando um encontro semanal com cada candidato. No dia 09 foi com Maicon Palagano, da coligação “Frente de Esquerda” e no próximo dia 23, às 08 horas, na sala de reuniões da Acimacar, será a vez de Dieter Seyboth explanar sobre as principais propostas para os diretores da entidade. 

Crédito: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento