Em solenidade realizada na unidade Dom João VI da Sicredi Costa Oeste, na manhã de ontem (26), foi firmado convênio entre a Sicredi Costa Oeste e a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), e que visa a implantação do Cartão Local Sicredi.
O convênio firmado possui duas funções específicas. O objetivo principal é o lançamento do cartão local ou o Sicredi Cartão, projeto piloto em Marechal Cândido Rondon em nível de Estado do Paraná. Pelo convênio, os associados da Acimacar e igualmente da Sicredi terão benefícios financeiros na concessão dos P.O.S. e na possibilidade de descontos antecipados das vendas feitas através deste equipamento.
O mesmo também contempla a abertura de uma linha de crédito especial para os associados da Acimacar e igualmente associado ao Sicredi, que perdurará até 15 de janeiro, com taxas bem acessíveis e a disponibilização de R$ 2 milhões de recursos próprios.
Público consumidor
Na primeira etapa a Sicredi Costa Oeste disponibilizará mais de 1,5 mil cartões a associados das unidades de Marechal Cândido Rondon e Quatro Pontes, os quais, de início, não terão qualquer custo de manutenção. Já para atender a demanda a ser ocasionada pelo uso dos Cartões Sicredi, mais de 50 empresas solicitaram as referidas máquinas. “Além de ganhar de imediato um grande público consumidor, estas empresas ainda terão o benefício de não precisar pagar qualquer manutenção pelo prazo de 120 dias ou mais”, afirmou o gerente regional da Sicredi, Inácio Cattani.
As empresas que quiserem receber as máquinas para o cartão Sicredi precisarão ser associadas da Sicredi Costa Oeste e, aquelas que também forem associadas da Acimacar, terão benefícios extras conforme prevê o convênio assinado pelas diretorias de ambas.
A importância do cartão Sicredi pode ser medida pelo número de associados que a cooperativa possui e com a possibilidade da grande maioria dispor do mesmo. “São mais de 11 mil associados em todas as unidades da Sicredi Costa Oeste, mas, só em nível de Marechal Cândido Rondon são seis mil associados, todos consumidores em potencial. Se contarmos com apenas metade dos associados possuindo o cartão, já teremos três mil pessoas daqui fazendo compras na região com os cartões Sicredi. Acredito que toda e qualquer empresa deve contar com uma máquina P.O.S. porque a gama de clientes será considerável. O nosso maior potencial é o número de associados”, enfatizou Inácio Cattani, superintendente regional da Sicredi.
Expansão
Outra informação prestada por Cattani é que toda a rede Sicredi gradativamente vai contar com o mesmo cartão. “No Rio Grande do Sul já existe o cartão em várias unidades, e todas apresentam grande sucesso. No Estado do Paraná estamos lançando em Marechal Cândido Rondon, mas já sabemos que as cooperativas com sede em Medianeira e Palotina estão ultimando os preparativos para contar também com seus cartões locais”, informou.
“Sabemos que as empresas estão confiando em mais este produto lançado pela Sicredi, mas, fundamental será que os associados participem, fazendo o uso dos seus respectivos cartões”, acrescentou.
Com relação à expansão dos cartões para as demais unidades da Sicredi Costa Oeste, isto acontecerá gradativamente, mas todas elas serão agraciadas com o mesmo, visto que sua implantação demanda a criação de uma logística específica em cada cidade. Mas, possivelmente ainda no primeiro semestre de 2009 estes demais municípios já estarão contando com o cartão local Sicredi.
Sem custos para a Acimacar
O convênio assinado entre a Acimacar e a Sicredi Costa Oeste tem significativa importância para a diretoria da associação empresarial. Segundo Sérgio Marcucci, presidente da entidade, este é um passo inicial dado por esta instituição financeira, que passa a ver a Acimacar como um filão de negócios. Destaca Sérgio que neste convênio a Acimacar não precisará fazer qualquer tipo de investimento financeiro, e mesmo assim os associados estarão recebendo benefícios. “Os associados da Acimacar vão poder contar com taxas menores para desconto de cheque, menores valores a pagar pela manutenção das máquinas do cartão de crédito e de imediato poder contar com um considerável público consumidor”, afirmou.
Segundo Sérgio, a Acimacar estará motivando os seus associados a participarem desta parceria, mas o grande incentivo é dado pela própria Sicredi, ao cobrar valores menores como taxa de administração e por contar em seu quadro de sócios com muitos produtores rurais, os quais representam uma boa parcela da movimentação da economia rondonense. “É uma questão de visão de negócio; quem são os maiores associados da Sicredi? São os agricultores. Automaticamente o empresário estará buscando mais um filão de mercado se tiver a máquina de passar o cartão Sicredi”, frisou.
Finalizando, o presidente destaca que este convênio vai beneficiar diretamente três partes. “Ganha a Sicredi porque certamente terá mais empresários se associando; ganha a Acimacar que está fidelizando cada vez mais os seus associados, pois pagarão menos pela utilização da máquina de cartão de crédito; e os associados ganharão com a disponibilidade de contrair descontos de cheque com taxas ainda menores”, destacou.
Para Sérgio, é missão da associação fomentar que seus associados sejam beneficiados o máximo possível, e a parceria com a Sicredi Costa Oeste é um bom exemplo disto.
Crédito: O Presente