Inadimplência dos brasileiros cai 1,5% em janeiro
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

A taxa de inadimplência dos brasileiros apresentou queda de 1,5% no primeiro mês do ano, na comparação com dezembro de 2008, revela o "Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física", divulgado nesta quinta-feira (12). Já na comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 12,7%, informa o site InfoMoney.

De acordo com os técnicos da Serasa, a inadimplência das pessoas físicas entre o último mês de 2008 e janeiro desacelerou em consequência das férias, da menor demanda e da retomada gradual do crédito.

Por outro lado, o aumento do índice verificado entre janeiro do ano passado e deste ano reflete tanto o acentuado crescimento do crédito ocorrido em 2008 como o impacto da crise financeira internacional sobre a política de concessão de crédito das instituições financeiras.

Tipos de dívidas
Mais uma vez, as dívidas com os bancos permaneceram em primeiro lugar no ranking de representatividade: a participação desta categoria foi de 43,6% do total de vencimentos não pagos em janeiro. No mesmo período do ano passado, este percentual era de 42,6%.

Já os débitos com cartões de crédito e financeiras ficaram com a segunda posição e 36,8% de participação, 5,8 pontos percentuais a mais do que os 31% do primeiro mês de 2008.

Cheques sem fundos e protestos
Os cheques sem fundos, por sua vez, ficaram em terceiro lugar na representatividade das dívidas, com 17,7% do total, percentual menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior (24%).

Por último e com menor impacto no indicador, aparecem os títulos protestados, cuja proporção foi de 1,9%, inferior a janeiro de 2008, quando a registrada foi de 2,4%.

Site Pequenas Empresas Grandes Negócios


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento