Expo’Rondon 2009 será realizada de 23 a 26 de julho
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Cândido Rondon, Dilso Perachi, participou ontem (10) da reunião quinzenal da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), oportunidade em que fez uma explanação a respeito da Expo’Rondon 2009 e de alguns projetos da pasta que devem ser colocados em prática.
Conforme o secretário, o evento alusivo aos 49 anos de emancipação do município acontecerá entre os dias 23 e 26 de julho, culminando com o feriado municipal - 25 de julho - em um sábado. Já está previamente definida a composição da Comissão Central Organizadora (CCO) do evento, tendo o prefeito Moacir Froehlich e o vice-prefeito Silvestre Cottica como presidente e vice-presidente da comissão, respectivamente. Além deles, integram ainda a equipe o próprio chefe da pasta de Indústria, Comércio e Turismo, o secretário de Coordenação e Planejamento, Carlos Wild, o secretário de Agricultura, Jaimer Tasso, a diretora do Departamento de Cultura, Carmen Borzatto, e o diretor-executivo do Departamento de Imprensa, Jeferson Trentini. “Vamos também formar as subcomissões, pois são diversos assuntos que precisam ser tratados, como praça de alimentação, shows, limpeza, exposições, dentre outros”, menciona Perachi.
Este ano, novamente a Acimacar estará à frente da organização da Feira do Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Maquinário Agrícola, a qual acontece na maior parte nas dependências do Centro de Eventos Werner Wanderer. “Na última semana tivemos a primeira reunião e temos o próximo encontro marcado para semana que vem, para começarmos a encaminhar os serviços que precisam ser feitos e as melhorias necessárias no parque de exposições, e até dar início a alguns direcionamentos”, declara o secretário.

Shows
Os primeiros contatos para a contratação dos grupos musicais que se apresentarão na Expo’Rondon já foram mantidos, no entanto nenhum contrato foi fechado, até porque a organização da festa iniciou os trabalhos faz poucos dias. Perachi revela que para atender aos diversos gostos, haverá três shows: um com banda de estilo pop/rock, outro sertanejo e um gospel.

Investimentos
Por ser a primeira vez que a atual administração municipal está organizando a Expo’Rondon, e pelo fato de estar em contenção de despesas, o chefe da Indústria, Comércio e Turismo afirma que a festa do município deste ano não contará com muitos investimentos, mas que devem ser promovida melhorias. “Mas no ano que vem, quando Marechal Rondon completa 50 anos de emancipação, com certeza faremos uma grande festa. Ao final da Expo’Rondon 2009 pretendemos lançar um slogan para as comemorações de 2010”, ressalta o secretário.

1º emprego e FMD
Aproveitando o encontro na Acimacar, Perachi respondeu a questionamentos de diretores da Associação Comercial. Sobre a questão da qualificação profissional, ele diz que a prefeitura já está estudando a viabilidade de implantar o programa Primeiro Emprego, que tem recebido respaldo por parte de empresários. “O programa funcionaria da seguinte forma: o funcionário contratado passaria por uma qualificação e a prefeitura pagaria o salário durante cerca de três meses, enquanto ele estivesse em curso. Após uma carência de seis meses, a empresa reembolsaria a prefeitura. Assim, o funcionário recebe qualificação e tem a garantia de emprego”, detalha.
Em relação ao Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD), que já foi alvo de diversas polêmicas, o secretário comentou que em torno de R$ 4 milhões que foram emprestados dificilmente serão ressarcidos ao órgão, enquanto que os outros R$ 7 milhões estão sendo devolvidos. “Ainda não temos dinheiro para investir no Fundo e, para falar a verdade, ele deveria ser todo reformulado. Por isso, por enquanto não vamos emprestar dinheiro para ninguém”, enfatizou.

Demais projetos
A chefe de Divisão da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, turismóloga Mara Cristina Borelli (Nuny), também participou do encontro na Acimacar, ocasião em que apresentou alguns projetos da pasta que devem ser colocados em prática para trazer melhorias para a qualidade de vida e bem-estar dos rondonenses. Dentre eles está a reforma do portal de entrada da cidade e a contratação de um profissional para trabalhar no local, com o objetivo deste prestar informações turísticas aos visitantes. Hoje este serviço é feito na Casa do Artesão, localizada na Praça Willy Barth, mas são poucos os que têm conhecimento. “Sobre a Casa do Artesão, vamos ampliar o espaço para instalar a Biblioteca Municipal na Praça Willy Barth e a Sala Verde. Pretendemos também promover uma feira, na praça, quinzenalmente pelo domingo de manhã, onde poderão ser comercializados artigos produzidos no município, como artesanatos e até mesmo produtos coloniais”, menciona.
Um dos objetivos da atual administração municipal é melhor utilizar a Praça Willy Barth. Por isso, pretende-se instalar no local uma academia ao ar livre e transferir a Praça de Natal, que todo o ano é montada no cruzamento das ruas Paraná com a Sete de Setembro, para este local público.
A profissional também explicou sobre o projeto para escolha de uma flor que represente o município. A eleição deve ocorrer no decorrer dos próximos meses e o anúncio pode ser feito ainda durante a Expo’Rondon. “A partir da escolha da flor, queremos plantá-la em diversas localidades de Marechal Rondon, como na rodovia que liga a cidade ao distrito de Porto Mendes, servindo assim como um atrativo a mais aos visitantes”, destaca Nuny.

Legenda: Registro da reunião entre o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Dilso Perachi, com diretores da Acimacar, ontem (10), ocasião em que foi falada sobre a Expo’Rondon 2009

Crédito: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento