Pacto pela Sustentabilidade visa promover um “divisor de águas”
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Com o objetivo construir, de forma conjunta e participativa, um conhecimento sobre a realidade ambiental de Marechal Cândido Rondon, propondo ações que visam garantir o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente, autoridades e lideranças estiveram reunidas, na noite de ontem (04), nas dependências do Café Colonial, para assinar o Pacto pela Sustentabilidade. O evento, que reuniu em torno de 350 pessoas, foi promovido pelo Jornal O Presente e Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), com apoio da prefeitura rondonense, Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional.
Além de autoridades e lideranças empresariais e rurais, estiveram presentes representantes da Itaipu Binacional, do Sesi/PR, Rotary Club, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar),lideranças da sociedade organizada, imprensa e comunidade.

Mobilização
Mais do que um evento, o Pacto é uma ação contínua de compromissos com vistas a promover a sustentabilidade do município. E o objetivo dos organizadores e apoiadores, a partir de agora, é mobilizar a sociedade em torno da criação de intenções de desenvolvimento sustentável para o município. Essas intenções foram oficializadas por meio de termos de compromisso e através de um painel, o qual foi assinado pelo público presente. A programação contou, ainda, com palestra sobre “Desenvolvimento Sustentável”, ministrada pelo educador ambiental Hélio Amâncio.

Ações pactuadas
Ao todo, foram assinados cinco termos de compromisso que visam oficializar ações que serão desencadeadas em prol da sustentabilidade. Dentre elas está o Concurso de Redação, o qual prevê a execução pela Secretaria Municipal de Educação e voltado a todos os alunos da rede municipal de ensino com o tema: “Água também se recicla: beba essa idéia”.
Também foi assinado o projeto “Cisternas em Escolas”, a ser desenvolvido em parceria com os Rotarys Clubs do Distrito 4640, cujo governador eleito será o rondonense César Luiz Scherer, Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Editora Amigos da Natureza, para construção de cisternas pedagógicas em escolas.
Mais uma iniciativa pela preservação da água e da sustentabilidade prevê a implantação, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, de uma cisterna modelo no Parque de Exposições Governador Alvaro Dias.
Uma outra iniciativa que vai contribuir com a preservação do meio ambiente é o repasse de 70 mil mudas de árvores nativas pela Unioeste, campus rondonense, à Secretaria Municipal de Agricultura e Política Ambiental, que serão utilizadas para recomposição da mata ciliar.
Mais outra medida pactuada na noite de ontem foi entre o Rotary Club Guarani, Rotary Club Marechal Cândido Rondon e Rotary Club Beira Lago e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que tem como objetivo estimular, de forma didática, a construção de cisternas e o uso consciente de água não potável em escolas públicas municipais.

Painel
O público presente teve a oportunidade de assinar o painel de ações do Pacto pela Sustentabilidade. O mesmo é uma exteriorização do compromisso que cada um assume em prol de ações visando a sustentabilidade e será exposto para que a comunidade tenha conhecimento do que está acontecendo e também possa aderir à iniciativa.

Legenda: Em seu discurso, a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, destacou a importância que o evento tem para o município daqui para frente

Crédito: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento