Caminhos ao Lago de Itaipu: Salão de Turismo divulga potencial da região integrada a Foz
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Encerrou no domingo (05) 4º Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo, pelo Ministério do Turismo. Em cinco dias de evento, mais de 100 mil pessoas passaram pelo local, onde estavam sendo divulgados mais de 300 roteiros turísticos do país. Dentre esses, integraram o estande da macrorregião Sul, o Estado do Paraná, que apresentou suas dez regiões prioritárias para o turismo. Uma delas é a Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu, que contempla os municípios lindeiros ao reservatório. Além do estande, um grupo de empresários e dirigentes da região, estiveram visitando o Salão.
Conforme a consultora em Turismo e Artesanato do Sebrae/PR - Regional Oeste, Ana Lucia de Sousa, o Salão de Turismo é de grande importância para a região, tendo em vista que o evento privilegia principalmente as regiões e seus roteiros e não um Estado como um todo. “É o único evento do país voltado a isso. Você não vende a cidade, o produto, o Estado, vende a região, os roteiros definidos”, expõe Ana Lucia. Ela ressalta, ainda, que a participação dos Caminhos ao Lago de Itaipu é fundamental porque se trata de uma das regiões prioritárias do Ministério de Turismo no processo de regionalização.  “E assim, a região está aqui para ser vendida e comercializada também”, acrescenta.

Amadurecimento
Para a consultora, a regionalização proposta pelo Ministério de Turismo beneficia o desenvolvimento do turismo na região. “Os Caminhos ao Lago de Itaipu, agora vinculados às Cataratas do Iguaçu, tem evoluído nesse processo. Nessa configuração, a região tem sempre amadurecido e se mostrado de uma forma muito mais associada ao mercado. Porque não adianta a gente querer vender o que o mercado não quer comprar. A gente precisa estar atento para definir isso. E aqui no salão se percebe qual é a demanda de mercado, se observa ações e necessidades para se estabelecer”, pontua Ana Lucia.
Para a profissional, a participação em eventos como o Salão de Turismo colabora para identificar os mercados que têm interesse no produto dos Caminhos ao Lago de Itaipu. “Há duas possibilidades, se você for trabalhar associado a Foz do Iguaçu consegue uma comercialização nacional e até internacional muito maior. Se trabalhar municípios menores, como Marechal Rondon e Guaíra, o trabalho é voltado mais a um mercado regional ou nacional. Há vários tipos de roteiros e o importante é que há mercado para todos eles. No Salão de Turismo é possível tirar um pouco dessa experiência de como comercializar cada um. Isso é importante a gente saber. Quem tem interesse e qual o mercado a ser atingido”, conclui.

Trabalho conjunto
O presidente do Instituto de Turismo e Eventos dos Caminhos Integrados ao Lago de Itaipu, o rondonense Vitor Giacobbo, pondera que a região está ganhando com o trabalho integrado a Foz do Iguaçu. “A divulgação do Ministério do Turismo e do Governo do Estado está sendo conjunta. A integração de Foz aos Caminhos ao Lago de Itaipu faz com que o turista fique mais tempo na região e isso é bom para todos”, avalia o dirigente.
Giacobbo, no entanto, destaca que esse momento já poderá ser aproveitado por quem já investiu e estruturou seu produto. “Tem muita gente que ainda está no projeto, esperando os resultados para se estruturar, e não é assim que funciona. Onde há um produto turístico que atenda ao desejo do visitante, é possível ter resultados mais rápidos a partir de agora”, detalha, citando o exemplo da Serra Gaúcha, onde o turismo começou com grupos de tempos em tempos e atualmente é um dos pontos mais visitados do país.
Quanto à participação no Salão de Turismo, Giacobbo destaca, além da divulgação integrada a Foz do Iguaçu, também é um evento importante para os empresários conhecerem o mundo dos negócios do turismo, como se constrói o processo, o trabalho de agências, hotéis... “É possível conhecer experiências, receber informações e não esperar somente a iniciativa do Poder Público, porque a concorrência existe no turismo como em qualquer outra atividade. Temos o desafio de primeiro atrair o turista para a região, e depois ganhar do nosso concorrente, com produtos e serviços bem estruturados”, conclui.

Legenda: Grupo do Caminhos ao Lago de Itaipu presentes ao Salão de Turismo

Crédito: Luciany Franco / Jornal O Presente


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento