Para comemorar o Dia do Comerciante, celebrado no próximo dia 16, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) está organizando a 1ª Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonense. O evento será no dia 16, no auditório da entidade, com início às 19h30.
O objetivo é estimular o debate sobre interesses como legislação, carga tributária relacionada ao impacto com a evasão de divisas do município e compartilhar experiências. Serão convidados a participar representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, da Associação Comercial de Ponta Porã e da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Caciopar, Sebrae e assessoria jurídica da Acimacar. “Convidaremos também especialmente empresários de três ramos específicos - brinquedos, eletroeletrônicos e confecções -, que consideramos que mais sofrem com o impacto da evasão de divisas e que poderão expor seus problemas. Participará ainda um advogado tributarista, que deve explanar sobre os aspectos tributários”, explica a presidente da Associação Comercial, Ana Carolina Seyboth Kurtz, que acrescenta: “Os representantes das associações comerciais de Ponta Porã e Foz do Iguaçu terão a oportunidade de compartilhar suas experiências e relatar casos vivenciados no comércio de suas cidades, bem como poderão nos subsidiar de idéias e sugestões de vivências que eles têm no dia-a-dia”, emenda.
Mesa redonda
Durante o evento, será feita uma mesa redonda para que nesta primeira rodada seja especialmente discutida a questão da evasão de divisas. Haverá, ainda, plenária em que os convidados poderão se inscrever para fazer perguntas ou apresentar algum fato ao público presente. “Ou seja, vamos criar um momento em que os empresários relatarão sua visão a respeito do problema, os representantes das associações comerciais vão falar sobre suas experiências, e o advogado vai falar sobre os aspectos tributários. Ao final da explicação, vamos abrir um período de debate”, explica Ana Carolina.
Próximas rodadas
O evento contará com mais duas rodadas. A segunda possivelmente deve ocorrer em outubro e a terceira e última no final de janeiro, menciona a dirigente. “Pretendemos identificar a problemática com os comerciantes neste momento e nas duas outras rodadas proporcionar outras abordagens, como vivências semelhantes, alguma palestra que possa apresentar alguma solução que foi bem aplicada ao problema, incentivo de iniciativas, dentre outros. A idéia é que teremos continuidades em mais dois momentos, totalizando as três rodadas”, encerra.
Legenda: Os coordenadores do debate, presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, e os mediadores Luciano Cremonese e Arno Kunzler, durante reunião para definir detalhes do evento
Crédito: Maria Cristina Kunzler