O Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem), o Conselho da Mulher Empresária e Executiva, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), as escolas municipais e colégios estaduais e particulares, e a prefeitura rondonense, por meio das secretarias de Ação Social e Educação e Departamento de Cultura, se uniram com o objetivo de colocar em prática o projeto “Adote um Natal”. Os detalhes da iniciativa foram discutidos hoje (07) em reunião promovida na Acimacar.
A coordenadora da iniciativa, Roseli Beatriz Barbian Minks, do Cojem, explica que o projeto tem como objetivo arrecadar material reciclável, e possivelmente até adquirir uma quantia com a Cooperagir, para em seguida confeccionar os objetos que serão utilizados para a decoração natalina. Neste primeiro ano, serão contempladas parte das principais ruas do centro da cidade e dos distritos. Se a ação trouxer resultados positivos, o projeto pode ser ampliado no próximo ano. “Definimos quatro símbolos para enfeitar as ruas: o pinheiro, as bolas natalinas, bonecos de neve e as estrelas”, menciona.
Roseli comenta que, além da conscientização sobre material reciclável, existe a intenção de fazer o resgate da cultura natalina. “Uma preocupação do Cojem é que observávamos que com a proximidade do Natal as ruas não eram ornamentadas. Queremos com o projeto fazer o resgate desta data tão especial”, afirma.
Capacitação
Para confeccionar o material, a Acimacar vai subsidiar a contratação do profissional João do Lixo, de Curitiba, que virá para Marechal Rondon capacitar 64 pessoas que se transformarão em multiplicadores. “Cada escola terá um multiplicador, e estes vão receber 80 horas de capacitação já com o material previamente escolhido e totalmente reciclável. A continuidade do projeto será dada a partir de um trabalho que os multiplicadores farão nas escolas com os alunos”, ressalta a coordenadora do projeto, segundo a qual para o treinamento cada profissional precisará de 500 garrafas pet e 300 latinhas, as quais não podem estar amassadas.
Arrecadação
Para arrecadar a maior quantia possível de material reciclável, uma ampla campanha será feita em Marechal Rondon. A cada evento promovido pela Acimacar, por exemplo, será solicitado aos participantes a doação, no mínimo, de uma garrafa pet e uma latinha, que é o material que principalmente será utilizado para fazer a capacitação dos multiplicadores. Inclusive na noite de ontem (07) a Associação Comercial promoveu reunião com os expositores da Expo Rondon, sendo que o ingresso para participar do encontro era justamente o material mencionado.
“Vamos iniciar agora uma forte campanha com os parceiros para arrecadarmos o material necessário para darmos início ao projeto. Estamos enfatizando mais as garrafas e latinhas, mas podem ser doados todos os tipos de materiais recicláveis, como embalagens de ketchup, mostarda, sacos de ráfia, enfim, tudo que for reciclável será usado para a confecção deste material de decoração. Inclusive passamos uma lista para cada escola e os multiplicadores terão um kit de recicláveis para fazer o treinamento”, salienta Roseli Minks.
Legenda: Registro da reunião, hoje (07), na Acimacar, com representantes das entidades e Poder Público que estão à frente do projeto
Crédito foto: Sandra Schneider