A partir de uma parceria entre Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e prefeitura rondonense, o Sebrae disponibiliza no município o Ponto de Atendimento.
Qualquer empresário pode ser beneficiado com as consultorias, até mesmo os que ainda planejam abrir um negócio. Para isso, um consultor do Sebrae presta orientação para interessados em iniciar um negócio; orientação para fazer uma análise do mercado em que pretende atuar; consultoria em gestão financeira, vendas, marketing, recursos humanos, produção e planejamento; consultoria para elaboração do plano de negócio; consultoria em planejamento empresarial, marketing e vendas; consultoria sobre um negócio já existente para possíveis melhorias; e diagnóstico organizacional.
As dúvidas normalmente surgem em diversas áreas, mas as mais procuradas relacionadas à abertura de novos negócios são sobre formação, estruturação e pesquisa através de plano de negócios; e os que já têm suas empresas procuram orientações sobre a área financeira, fluxo de caixa, financiamentos; na área de marketing sobre pesquisa de mercado, técnicas de vendas, promoções, atendimento voltado ao cliente, dentre outros. A consulta pode ser feita quantas vezes o empresário ou futuro empresário achar necessário.
Consultoria
A consultoria é feita na sede da Acimacar e o investimento é gratuito. No entanto, é preciso agendar previamente um horário com o consultor. O atendimento é prestado quinzenalmente, nas terças-feiras, mas se a demanda aumentar é possível ampliar para uma vez por semana. Para mais informações os interessados podem entrar em contato com a Associação Comercial, pelo telefone (45) 3254-1299.
Sites
O Sebrae ainda disponibiliza diversos sites que podem servir como ferramenta de apoio e suporte ao empresário ou futuro empresário. Dente eles está a Biblioteca On-line (www.biblioteca.sebrae.com.br), Gestão em Foco (www.sebraepr.com.br), Idéias de Negócios (www.sebraees.com.br), Plano de Negócios (www.sebraepr.com.br), além do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (www.respostatecnica.org.br) e Rede de Tecnologia do Paraná (www.pr.retec.org.br).
Crédito: Maria Cristina Kunzler