A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) está ultimando os preparativos para a 1ª Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonense. O evento acontece nesta quinta-feira (16), Dia do Comerciante, a partir das 19h30, no auditório da entidade.
O objetivo é estimular o debate sobre os interesses do comércio, como legislação vigente, carga tributária, discutir ideias para reduzir o impacto da evasão de divisas, compartilhar experiências com associações comerciais de cidades que fazem fronteira com o Paraguai, dentre outros.
Foram convidados a participar especialmente empresários dos ramos de brinquedos, eletroeletrônicos, informática e confecções, considerados os setores que mais sofrem com a evasão de divisas. No entanto, os demais interessados também podem prestigiar o evento.
Além destes, o debate contará com a participação do advogado tributarista Juliano Huck Murbach, presidente da Caciopar, Guido Bresolin Junior, presidente da Associação Comercial de Foz do Iguaçu, Rodiney José Alamini, e mais três diretores desta entidade, ex-presidente e atual diretor do SCPC da Associação dos Empresários de Coronel Sapucaia, Laurindo Pereira, representantes do Poder Legislativo e Executivo municipal, gerente regional do escritório de Cascavel do Sebrae-PR, Orestes Hotz, e assessoria jurídica da Acimacar, Pizzatto Advocacia.
A rodada de debate contará com uma mesa redonda. Nesta primeira etapa será discutida justamente a evasão de divisas e como isso interfere na economia local. Na plenária os convidados poderão fazer perguntas ou relatar alguma experiência ou fato ao público presente. Será aberto ainda um período para que o tema seja debatido.
Debate continua
A presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, ressalta que não será um momento em que se pretende esgotar o tema, nem tão pouco será apresentado uma solução para o problema. “Queremos identificar quais são os problemas de uma forma mais consistente e ouvir experiências de pessoas que convivem com os mesmos tipos de problemas que temos, sinalizados pelos comerciantes, de forma que possamos eventualmente criar propostas inovadoras que nos permitam fazer coisas diferentes e olhar mais para o nosso consumidor”, explica.
O debate contará com outras duas rodadas. A segunda deve ocorrer em outubro e a terceira possivelmente em janeiro do próximo ano. As datas ainda não foram definidas. A programação completa pode ser conferida no site www.acimacar.com.br/debates.
Crédito: Maria Cristina Kunzler