A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) promove, na segunda (17) e terça-feira (18), o Congresso Paranaense da Indústria, considerado o maior encontro paranaense voltado ao setor, o qual deve reunir milhares de pessoas, entre industriais, executivos, prefeitos, secretários municipais, lideranças sindicais e políticas. O foco do evento deste ano é o cenário pós-crise.
A abertura do evento será na segunda-feira, com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto. Na ocasião, também será comemorado os 65 anos da Fiep. Na terça-feira, por sua vez, será desenvolvida a programação do congresso. A abertura será às 09 horas e possivelmente contará com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer.
Em seguida, haverá o workshop “Preparando sua empresa para a economia pós-crise: ambiente mais competitivo, novos produtos e nichos de mercado e produção mais sustentável”, com o consultor internacional Brian Bacon, pioneiro e líder no pensamento sobre o papel das empresas na sociedade. Como estrategista, Bacon esteve envolvido em mais de 30 transformações corporativas de sucesso e foi consultor em Inovação Organizacional para os governos da Austrália, Irlanda, Holanda, Brasil, Chile e México. Atualmente, também assessora as Nações Unidas, no Departamento de Assuntos Políticos e Estratégicos, para a prevenção de conflitos violentos em questões internacionais.
Na parte da tarde, o analista político e consultor Augusto Franco falará sobre “Como construir um ambiente de interação e inovação entre o Poder Público e a iniciativa privada para o desenvolvimento local”. O profissional é articulista do jornal Folha de São Paulo, consultor de governos estaduais e municipais, como as cidades de Porto Alegre e São Paulo, e de empresas e organizações, como a Vivo. Integrou o Comitê Executivo do Conselho da Comunidade Solidária, foi dirigente nacional do Sebrae e secretário-executivo nacional da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida (Campanha da Fome ou Campanha do Betinho), dentre outros.
Para o encerramento, previsto para as 17 horas, foi convidado a participar o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Tanto na abertura como no final do evento, um dos assuntos que serão abordados com os convidados é sobre a proposta de redução da jornada de trabalho e o aumento do valor pago para a hora extra.
Região
Da Coordenadoria Regional da Fiep, a expectativa é de que participem em torno de 40 pessoas. A informação é da coordenadora regional e vice-presidente da Acimacar para assuntos da Indústria, Marlise Ricardi. “É muito importante que os empresários participem, pois no Congresso Paranaense o foco será a pós-crise e como superá-la, assunto bastante interessante”, comenta.
Os interessados da região em prestigiar o evento podem obter mais informações ou confirmar participação por meio do telefone (45) 3254-1269. O ônibus será custeado pela Fiep, sendo a única despesa do participante a pernoite no hotel. A saída está programada para domingo (16) à noite, em frente ao Sesi de Marechal Cândido Rondon.
Legenda: Coordenadora regional da Fiep e vice-presidente da Acimacar para assuntos da Indústria, Marlise Ricardi: “É muito importante que os empresários participem"
Crédito: Maria Cristina Kunzler