Está programado para o próximo dia 08, às 19h30, no auditório do Sicredi Costa Oeste, unidade da Avenida Maripá, em Marechal Cândido Rondon, o relançamento do Programa Empreender, que visa promover o associativismo e o desenvolvimento empresarial através da organização das empresas em núcleos setoriais. Atualmente, o município conta com o núcleo de mecânicas e auto-elétricas e de turismo.
Na oportunidade, também será apresentado aos empresários o projeto Prosperar, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). Após, os dois núcleos em atividade em Marechal Rondon poderão ter acesso a um software que possibilita um autodiagnóstico, ou seja, a verificação da atual situação da empresa, avaliar suas reais necessidades, sua capacidade competitiva com posterior plano de melhorias. “Esta é a oportunidade que o empresário tem por fazer parte de um grupo cooperativo. Independente do ramo de trabalho, todos precisam buscar as soluções e melhorias para se manter ativos no mercado. Quem está fora não pode receber esta solução. Assim como esta, muitas outras soluções estão sendo construídas e encontradas com as entidades de apoio”, explica a vice-presidente da Acimacar para Assuntos de Núcleos Setoriais, Marta Schumacher.
Benefícios
Além de trabalhar de forma coletiva, também é possível buscar novos conhecimentos e soluções junto a instituições de apoio, como Sebrae, Senai, Senac, Sesc, Sesi, universidades, prefeituras, centros de pesquisa e outros órgãos, o que é mais difícil uma empresa conseguir sozinha. “Os empresários dos núcleos ativos já entenderam os benefícios de trabalhar e crescer em conjunto. Estão certos de que cooperando entre si promovem o desenvolvimento dos seus segmentos, organizam as demandas e necessidades empresariais, melhoram seus resultados em produtividade, qualidade, atendimento, aumentam seu faturamento, ampliam o mix de produtos, facilitam o acesso ao crédito, sentem-se motivados e visualizam novos mercados e novas tecnologias, buscam informações em feiras, recebem orientações de comportamentos adequados frente aos desafios atuais e futuros, desenvolvem suas lideranças, melhoram a gestão da suas empresas e, consequentemente, a imagem delas junto à comunidade, traduzindo confiança aos clientes”, enumera.
Consultoria
Para atender aos núcleos setoriais, a Acimacar selecionou e contratou uma consultora para o projeto, a qual já participou de formação específica para atuar junto aos empresários. Também foram realizadas visitadas às associações comerciais de municípios vizinhos, como Toledo, em que os núcleos setoriais são cases de sucesso. “Estes foram um estímulo para retomada do projeto que conta com o apoio de toda a diretoria, bem como da Faciap”, ressalta Marta.
Legenda: Vice-presidente da Acimacar para Assuntos de Núcleos Setoriais, Marta Schumacher: “Os empresários dos núcleos ativos já entenderam os benefícios de trabalhar em conjunto”