O auditório do Sicredi Costa Oeste, unidade da Avenida Maripá, de Marechal Cândido Rondon, será palco no sábado (17) da 2ª Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonense. O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) e terá início às 09 horas.
O tema do debate será a evasão de divisas e o objetivo é discutir o que pode ser realizado em prol do comércio fronteiriço, como, por exemplo, uma tributação diferenciada. Dentre alguns convidados que já confirmaram participação no evento estão os deputados federais Gustavo Fruet, Eduardo Sciarra e Dilceu Sperafico, e os deputados estaduais Ademir Bier e Elio Lino Rusch. Representantes do Sebrae e da Caciopar comporão a mesa de debates, da mesma forma que o advogado tributarista Juliano Murbach e do especialista em comércio exterior Mário Camargo. Devem prestigiar a programação ainda prefeitos, vereadores e lideranças empresariais de cerca de 20 municípios da região.
Segundo a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, ao final da 1ª Rodada de Debates, promovida em julho, concluiu-se que as mudanças relacionadas ao comércio nas faixas de fronteiras é um assunto de cunho político e que depende destes para que qualquer mudança consistente possa acontecer. “Desta forma, surgiu o assunto para a 2ª Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonses: discutir o problema do comércio de fronteira sob os aspectos da carga tributária e as possibilidades de melhorar a competição com os países vizinhos. Pretende-se com este segundo momento de debate aprofundar a discussão e as possibilidades existentes para melhorar as condições de competição dos nossos municípios fronteiriços e saber que limites de ações as leis vigentes nos impõem na composição de soluções para o problema apresentado”, declara.
As expectativas para este segundo momento, conforme a dirigente, são as melhores que se pode imaginar, ressalta. “Este debate já transcende os interesses somente do comércio de Rondon. O debate se estende aos demais municípios que vivem as mesmas experiências que as nossas no que tange o comércio fronteiriço. Imaginamos reunir cerca de 150 pessoas para conversar sobre as possibilidades de melhorar as condições de competição comercial nas faixas de fronteira”, afirma.
Legenda: Presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz: “As expectativas para este segundo momento, conforme a dirigente, são as melhores que se pode imaginar”
Crédito: Maria Cristina Kunzler