O auditório da Sicredi Costa Oeste, de Marechal Cândido Rondon, esteve lotado na noite de ontem (19) por ocasião da 3ª edição do Seminário do SCPC, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), por meio do setor de Segurança em Vendas. O evento contou com a palestra do consultor Braz Ismael Vendramini, o qual falou sobre políticas de crédito e cobrança e prevenção a fraudes. Ele tem experiência na área há mais de 20 anos.
Aproveitando a oportunidade, a secretária de Fazenda da Prefeitura de Marechal Rondon, Elza Hofer, falou brevemente ao público presente sobre dois programas municipais em andamento no município: o Pró-Refis e o Bom Pagador. Enquanto o primeiro visa auxiliar os rondonenses a quitar seus tributos em atraso com a municipalidade, o segundo tem como objetivo beneficiar o munícipe que está em dia com a prefeitura.
Durante a programação houve ainda o sorteio de três prêmios: Alisson Felipe Pansera, da Bicicletaria Globo, ganhou um aparelho de DVD; Traude Roeder Rech, do Supermercado Ruzza, foi contemplada com uma bicicleta Caloi 100; e Aline Marki, do Lojão do Brás, ganhou um notebook.
Inadimplência e cadastro
Questionado porque da inadimplência conter índices expressivos, Braz Vendramini diz que muitas empresas não seguem as recomendações corretamente. “Um ponto básico: a empresa precisa fazer consulta do cliente. Todo cliente que vai fazer compra em sua loja, seja a primeira vez ou não, deve ser consultado para identificar a situação financeira do mesmo. Na verdade quem vê cara não vê bolso. Segundo, ter um cadastro bem elaborado e bem preenchido, porque se houver inadimplência, facilita a cobrança. Existe uma resistência em fazer cadastro, mas é algo simples. Foi-se o tempo em que se falava em cadastro e era algo burocrático. Estes dados são essenciais para o empresário avaliar o cliente para saber para quem ele está vendendo”, aponta o palestrante.
O consultor menciona que tem trabalhado junto a associações comerciais, Sebrae e empresas de diversas cidades do Paraná, tanto de porte maior quanto menor, e é possível perceber que os problemas são comuns, ou seja, as mesmas dificuldades encontradas em Marechal Rondon são identificadas em Maringá, Londrina, Cascavel, dentre outras cidades. “Sempre existe resistência em fazer cadastro, mas o empresário deve ter em mente que na empresa quem dita as regras é ele. A partir do momento em que presta um bom atendimento, vende um bom produto, é preciso fazer um trabalho voltado a educar o cliente quanto à política da empresa”, declara.
Dicas
De acordo com o consultor paranaense, seguindo algumas recomendações é possível resolver em cerca de 50% a inadimplência na empresa. “Hoje o comerciante tem que investir em treinamento, pois de nada adianta ter cadastro se não houver colaboradores capacitados em interpretar, avaliar e analisar o mesmo. O empresário deve, ainda, ter o cadastro do cliente e fazer consulta ao SCPC sempre que houver uma nova compra; acompanhar o crediário para saber como está o índice de perda, no mês, no ano, comparativo com outros anos; fazer a cobrança, e isso implica que se o cliente atrasou o pagamento ele deve obrigatoriamente registrar o cliente no SCPC. A partir daí o empresário deve estar disposto a negociar o valor com o cliente”, sugere Vendramini.
Legenda: O auditório da Sicredi ficou lotado por ocasião do Seminário do SCPC, o qual contou com palestra de Braz Vendramini
Crédito: Maria Cristina Kunzler