A possibilidade de obter – por meio do auto-atendimento – conhecimentos sobre abertura e gestão de uma empresa, em locais e em horários de sua conveniência, é a proposta do Programa Negócio Certo para o cliente do Sebrae. Lançado nacionalmente em dezembro, o Programa deve alcançar gratuitamente um público de 20 mil pessoas por mês. Pesquisas do Sebrae revelam que quase 90% das empresas que utilizaram a metodologia permanecem no mercado.
O Programa Negócio Certo foi criado pelo Sebrae Santa Catarina em 2004. Ele traz informações sobre como encontrar uma idéia de negócio (etapa 1), analisar uma idéia de negócio (2), registrar a empresa (3), administrá-la (4) e relacioná-la com o mercado (5). O Programa se destina ao público que necessita de informações sobre abertura, formalização e administração de um negócio.
Para participar, o interessado deverá, em primeiro lugar, realizar um cadastro no Portal do Sebrae (www.sebrae.com.br) ou pela Central de Relacionamento da Instituição – telefone 0800-570-0800. Nesse cadastro, ele responderá a um questionário. Conforme as respostas, o cliente será enquadrado em uma das etapas do Programa.
Márcia Matos, coordenadora nacional do Negócio Certo, explica que a iniciativa será mais um instrumento de apoio a empreendedores e empresários. “Com o Negócio Certo, o Sebrae amplia a preparação e o planejamento para quem pretende abrir uma empresa de forma mais consistente e segura, lembrando aqueles que não têm condições de chegar até nossos pontos de atendimento”, afirma Márcia.
O gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, reforça os argumentos em favor do Negócio Certo. “O suporte técnico e a orientação no período de planejamento para implantação de novos negócios contribuem para o nascimento de empresas competitivas, sustentáveis e com longevidade”, observa.
“Dentro da estratégia de ir aonde o cliente está, com este Programa o Sebrae cria um instrumento importante para se aproximar ainda mais do seu público”, observa Spyros Diamantaras, gerente de Atendimento Individual do Sebrae/SC.
Para Mônica Guarezi Rodrigues, coordenadora de Educação a Distância do Instituto de Estudos Avançados (IEA), de Santa Catarina, a flexibilidade constitui um dos pontos fortes do Negócio Certo. “A metodologia tem como diferencial a capacidade de atender pessoas de diversos graus de escolaridade, com conteúdos em linguagem bastante acessível”, diz Mônica. Em parceria com o Sebrae o IEA é responsável pela nacionalização da metodologia Negócio Certo.
Clientes do Sebrae de todos os estados poderão acessar o Programa por meio da internet. Algumas unidades estaduais do Sebrae também irão oferecer ao seu público a possibilidade de utilizar o serviço por meio de CD-ROM ou material impresso.
Ao seguir as orientações do programa, o empresário ou candidato a montar um negócio vai assimilando, conforme suas possibilidades, conhecimentos referentes ao seu tema de interesse. “Essa filosofia dá autonomia ao cliente para que desenvolva o aprendizado em seu próprio ritmo”, observa Sypros. Quem estudar um plano de negócios, por exemplo, terá como modelos documentos específicos para os setores de indústria, comércio, serviço e agronegócios.
Além do material virtual ou impresso, o aluno poderá contar com o apoio de um monitor para tirar dúvidas por e-mail ou por telefone. Outra opção para quem aderir ao Negócio Certo será buscar o atendimento complementar nas próprias unidades do Sebrae.
Desde a criação do programa, cerca de 85 mil pessoas participaram do Negócio Certo, não apenas de Santa Catarina, mas de todo o Brasil. O forte interesse, relacionado às facilidades da metodologia, estimulou o Sebrae a nacionalizá-lo.
Pesquisas realizadas com as pessoas que utilizaram o serviço demonstram elevado índice de satisfação. Em 2008, 80% do público considerou o Programa como ótimo ou bom. Mais de 80% avaliaram como ótimo ou bom o acompanhamento dos tutores. Outro dado importante, também referente ao Programa de auto-atendimento, revela que 88% das empresas que utilizaram o Negócio Certo continuam no mercado.
O Negócio Certo catarinense ganhou reconhecimento internacional. Recebeu em Madri, na Espanha, o Prêmio em Excelência em E-Learning, concedido pela Associação de Provedores de E-Learning (Apel).
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800
IEA – www.iea.org.br
Créditos Site Pequenas Empresas Grandes Negócios