Com aproximadamente mil registros por dia, mais de 64 mil pessoas já se inscreveram em todas as regiões do País para fazer o curso voltado ao Empreendedor Individual criado pelo Sebrae e disponibilizado na internet no endereço http://www.ead.sebrae.com.br.
A necessidade de adquirir novos conhecimentos foi o principal fator de motivação para a grande maioria (82,7%) dos alunos. Este percentual foi uma das informações importantes detectadas no primeiro balanço do perfil dos estudantes, divulgado nesta quinta-feira (4), em Brasília (DF).
O conteúdo do curso mostra todas as etapas necessárias para a legalização do empreendedor, dá dicas sobre o dia a dia do negócio, como emissão de notas fiscais, e ainda informa sobre benefícios como aposentadoria e auxílio-doença.
Abrir o próprio negócio é um projeto de vida para 57,6% dos inscritos no curso, o que indica um enorme interesse pelas novas regras que permitem a legalização de atividades que faturem até R$ 36 mil por ano, como alfaiates, encanadores e manicures.
O interesse em abrir novas possibilidades é confirmado pelo grande número de alunos que trabalham e estudam (49%) e ainda assim encontram tempo para fazer o curso. O período noturno foi escolhido por 54% dos alunos.
Outro dado significativo é que 38% deles não dispõem de computador próprio e pagam lan houses ou usam equipamentos de familiares ou amigos para acessar a internet. Têm acesso direto à internet banda larga 54% dos alunos. Para o gerente de Atendimento do Sebrae, Enio Pinto, este alto percentual só demonstra o acerto da estratégia adotada pela Instituição.
“Trabalhamos para disponibilizar ferramentas avançadas e esta procura pelo curso virtual só confirma a atitude empreendedora desse público que, vencendo todas as dificuldades, busca mais informação, expandindo os próprios limites”.
O balanço mostra que o maior número de interessados é de São Paulo (16.220), Minas Gerais (6.587) e Rio de Janeiro (5.431), mas há inscritos em todas as unidades de Federação. A expectativa é de que a procura pelo curso aumente ainda mais a partir de 8 de fevereiro quando, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o acesso ao processo de inscrição do Empreendedor Individual estará franqueados em todos os estados por meio do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).
DA Agência Sebrae de Notícias