Será realizada na noite de amanhã (31), com início às 19h30, em convocação única e com qualquer número de associados, a Assembleia Geral Ordinária da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). O evento acontece no auditório da entidade.
Na pauta, consta a explanação sobre o relatório de atividades e contas da diretoria 2009/2010 e será apresentado e votado o parecer do Conselho Fiscal. Na seqüência haverá a eleição e posse da diretoria 2010/2011 e eleição e posse do Conselho Fiscal. Também haverá a posse da nova diretoria do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) e do Conselho da Mulher Empresária.
Apenas uma chapa concorre à eleição, encabeçada pela atual presidente Ana Carolina Seyboth Kurtz. A votação ocorre por meio do voto direto e secreto do associado. Os votos estarão sendo recebidos, amanhã, na sede da Acimacar, entre as 09 horas e às 19h30, quando será iniciada a primeira ordem do dia.
“Avalio a gestão 2009/2010 como bastante integrada. Os resultados alcançados foram baseados em uma sinergia. Os diretores se comprometeram com o processo e fizeram acontecer o nosso plano de metas. A avaliação que faço é muito positiva, pois tivemos algumas metas diferentes, inovadoras e interessantes de cumprir”, declara Ana Carolina.
Ações desenvolvidas
Dentre algumas das principais ações desenvolvidas pela diretoria na gestão 2009/2010, a presidente da Acimacar destaca as duas edições da Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonense, que visa a discussão da evasão de divisas. “No último dia 09 fomos convidados a participar de uma reunião de discussão sobre este assunto com o delegado da Receita Federal de Cascavel, Edair Ribeiro da Silva. Pudemos expor a experiência de Marechal Rondon e, com isso, a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) já convidou a Acimacar para sediar a 3ª Rodada de Debates, tendo como foco central o Mercosul e a legislação de fronteira”, revela a dirigente.
Outro evento promovido pela Associação Comercial foi o Feirão de Veículos, que passa a integrar o calendário anual de atividades da Acimacar. Inclusive em abril será realizada mais uma edição, com mais empresas participantes.
Na gestão que se encerra hoje foi ainda resgatado o Projeto Empreender. A iniciativa trabalha a integração de empresários, por meio de núcleos setoriais, e visa oportunizar soluções criativas, inovadoras e ousadas para os problemas enfrentados. Para 2010/11 a intenção é implantar o Núcleo Setorial de Gastronomia. O município conta atualmente com os núcleos de Turismo e de Oficina Mecânica e Auto-elétrica e o de Informática deve ser retomado.
De acordo com a presidente, a Acimacar também encabeçou, por orientação da Faciap e sugestão da Caciopar, a implantação do Observatório Social, que vai trabalhar basicamente a educação e cidadania fiscal. “Entende-se que uma comunidade mais justa e equilibrada e socialmente mais responsável se fundamenta no incentivo de recolhimento de tributos”, declara.
Houve ainda o lançamento do catálogo eletrônico Indexopar - Portal das Indústrias do Extremo Oeste do Paraná (www.indexopar.com.br), que conta com a participação das empresas do setor dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Mercedes, Entre Rios do Oeste e Pato Bragado.
“Outra importante ação foram as visitas de cortesia que fizemos aos associados. Entre as da presidência e do SCPC, a gestão somou 116 visitas durante o ano. Além disso, promovemos café das manhã com os novos associados e empresários que já integravam o quadro social, cujo objetivo foi apresentar os serviços prestados pela Acimacar e ouvir sugestões. Entendemos que a Associação Comercial tem esta força a partir da participação do quadro social. A entidade é do associado e ele que determina o que precisamos fazer”, destaca a presidente.
Metas para gestão
Questionada quais as metas para a gestão 2010/2011, Ana Carolina Seyboth Kurtz destaca que quer iniciar os trabalhos com a instrumentação da diretoria, ou seja, apresentação aos diretores de todos os serviços que a Acimacar dispõe, de como fazer a gestão de associações comerciais e será elaborado o planejamento estratégico.
“Vamos compor as ações que precisamos desenvolver no decorrer do ano, até porque a Acimacar foi selecionada pela Faciap para participar do Programa Capacitar, envolvendo associações comerciais (ACE’s) do Paraná. Trata-se de um projeto que visa promover nas ACE’s uma gestão mais profissionalizada. Para tanto, precisaremos cumprir metas quantitativas, como crescimento no número de associados, de pesquisa de satisfação formal, de ampliação de receita. Para participar do Capacitar, passamos por um diagnóstico setorial, em que alcançamos 86,43% de nota avaliativa. Segundo informações, é uma das maiores notas que uma associação comercial já alcançou neste diagnóstico”, revela.
Outra meta que já está em estudo é trabalhar na revisão das mensalidades, para que seja possível potencializar serviços subsidiados aos associados, com custos mais reduzidos ou até gratuitamente. “Por outro lado, vamos promover a 3ª Rodada de Debates e já estamos trabalhando na Expomar, que integra a Expo Rondon, que este ano marcará os 50 anos de Marechal Rondon”, menciona a dirigente.
A rondonense acrescenta que outras duas metas da diretoria será a implantação do Banco de Talentos, em que a Acimacar oferecerá gratuitamente para o associado a seleção e pré-triagem dos candidatos a determinadas vagas de trabalho, inclusive com análise de perfil; e o plano de cargos e salários dos colaboradores da Associação Comercial, sendo que a primeira etapa de sensibilização já foi feita e está em fase de conclusão a descrição dos cargos e atribuições para que possa compor, com base em uma análise de mercado, a questão salarial e criar os quesitos e critérios.
Legenda foto: Presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, é candidata à reeleição em chapa única: “Todos os associados estão convidados a participar da Assembleia Geral Ordinária”
Crédito: Maria Cristina Kunzler