Programa de desenvolvimento do comércio será lançado na quinta-feira
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

O município de Marechal Cândido Rondon contará, a partir de quinta-feira (08), com mais uma iniciativa que visa o crescimento do comércio local. Isto porque será lançado e será assinado o acordo de resultados envolvendo o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais, o qual é desenvolvido pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar), Sistema Fecomércio Sesc Senac, Sindicomar e prefeitura. Somente cinco municípios no Paraná foram selecionados para implantar o projeto, sendo Marechal Rondon um deles.
O evento acontece no auditório da Acimacar, com início às 07h30. Para ser um dos participantes do programa, o empresário associado da Acimacar precisa inscrever sua empresa na Associação Comercial e sua participação se faz necessária no lançamento do projeto, na quinta-feira.
O consultor do Sebrae/PR em Cascavel e responsável pelo programa, Osvaldo César Brotto, explica que há quatro anos a entidade desenvolve o Programa Varejo Mais. Este ano, o Sebrae desenvolveu uma nova modalidade, que trabalha aspectos mais amplos. “Além de trabalhar as empresas na parte de capacitação, treinamentos, visual da loja, trabalhamos também quesitos como localização do estabelecimento, segurança, iluminação, ou seja, tudo que está ao entorno do comércio. Sabemos que o resultado do desempenho de um local depende muito de onde está inserido. Se estiver inserido em uma área insegura, mal iluminada, com calçadas ruins ou estacionamento deficitário, provavelmente o estabelecimento sofrerá os impactos desse ambiente. O projeto que vamos aplicar em Marechal Rondon visa realizar várias ações neste sentido em nível local para desenvolver o comércio rondonense”, detalha.

Etapas
Com o lançamento do programa e a pactuação entre os parceiros que vão desenvolver as ações, cada uma das entidades tem o seu compromisso já definido no projeto. “Estamos trabalhando com a adesão de 20 até cerca de 40 empresas. As ações que vamos desenvolver logo de início é um diagnóstico do perfil do consumidor de Marechal Rondon. O objetivo é buscar informações sobre o que o consumidor acha do comércio, qual a relação com o comércio local, quais as deficiências, enfim, tudo do ponto de vista do consumidor. A partir da pesquisa, vamos avaliar os dados e fazer um planejamento para realização das ações. Este planejamento será feito de forma compartilhada e para um ou dois anos. Ao longo deste período é que serão colocadas em prática as ações”, explica.
As empresas, por sua vez, terão como papel o desenvolvimento das ações que forem sugeridas, como mudança e melhorias estrutural e empresarial.

Evasão de divisas
De acordo com a presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, quando o Programa de Desenvolvimento de Espaços Comerciais foi apresentado à Associação Comercial observou-se que a iniciativa poderia ser a base técnica de um estudo mais aprofundado a respeito da evasão de divisas. Este tema já serviu de base para a promoção de duas edições do evento Rodada de Debates sobre os Interesses do Comércio Rondonense, no ano passado.
“O programa nos dá consistência em nossas discussões e nos oportuniza trabalhar o projeto técnico que os deputados federais e estaduais no solicitaram após a realização da 2ª Rodada de Debates. Na ocasião, os parlamentares solicitaram que compuséssemos um estudo detalhado e técnico, apresentando as necessidades que o comércio fronteiriço tem em relação a essa competição desigual que se fundamenta basicamente na questão de preço. Portanto, entendemos que essa parceria será bastante relevante”, declara.

Texto: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento