Com o objetivo de comemorar a passagem do Dia da Indústria, ontem (25), a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), por meio da Vice-presidência para Assuntos da Indústria, e a Coordenadoria Regional da Fiep promoveram, na segunda-feira (24), uma rodada de debates com o tema “Inovação e Desenvolvimento”.
O evento contou com a participação de empresários rondonenses e da microrregião, especialmente do setor industrial, e três convidados especiais: assessor do Centro Internacional de Inovação da FIEP, Filipe Miguel Cassapo, que falou sobre “Gestão da Inovação nas empresas como chave para o desenvolvimento”; coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste, campus de Cascavel, Jorge Bidarra, com explanação sobre “Parcerias em Pesquisa e Desenvolvimento, entre universidade e setor privado”; e o diretor de Inovação da Prati-Donaduzzi de Toledo, Ricardo Luis Valentim, que abordou “A importância da inovação no crescimento da empresa”.
Outro objetivo da programação foi divulgar o site Indexopar - Indústrias do Extremo Oeste do Paraná (www.indexopar.com.br). O portal foi criado no início do ano para divulgar o potencial industrial dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Nova Santa Rosa, Mercedes, Pato Bragado e Entre Rios do Oeste.
A vice-presidente da Acimacar para Assuntos da Indústria e coordenadora regional da Fiep, Marlise Ricardi, avalia o evento de forma muito positiva. Ela menciona que uma das sugestões propostas na programação foi promover uma segunda oportunidade de encontro, desta vez envolvendo empresas inovadoras da microrregião com empresas que pretendem investir neste sentido. “O objetivo é que comece o diálogo e a fomentação para que tenhamos uma região inovadora”, afirma.
Objetivo atingido
Como a rodada de debates visava proporcionar aos empresários informações sobre inovação e desenvolvimento, considera-se que o evento atingiu seu objetivo e todos puderam sair plenamente satisfeitos, aponta a empresária. “A dinâmica da rodada de debates deu certo. O Filipe Cassapo falou sobre os programas e projetos voltados à inovação. Inclusive no site da Fiep (www.fiep.org.br) existe um link específico sobre isso, em que os empresários podem obter muitas informações. O professor Jorge Bidarra, por sua vez, mostrou que a Universidade tem pesquisas diversas voltadas para as empresas. No entanto, ainda é muito difícil o empresário ir até a instituição para fazer a troca de conhecimento. Mas a rodada de debates pode abrir caminhos neste sentido. Já a Prati-Donaduzzi, com a presença de Ricardo Luis Valentim, mostrou quais ações práticas que a empresa desenvolve na parte de inovação, quais as parcerias com universidade, Fiep e a busca de recursos com órgãos financiadores públicos”, detalha Marlise Ricardi.
Texto e foto: Maria Cristina Kunzler