Ética na política e boa gestão dos recursos públicos. Este é o desejo de milhares de paranaenses, que amanhã (08) se reúnem em uma grande mobilização intitulada “O Paraná que queremos”, que acontece simultaneamente em diversas cidades do Estado. O movimento é encabeçado pela seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e apoiado por mais de 420 entidades, 950 empresas e cerca de 20 mil pessoas físicas.
A iniciativa surgiu após os vários escândalos envolvendo a Assembleia Legislativa. Por isso, o evento é uma forma de protesto dos paranaenses contra a corrupção e a favor da transparência do Poder Público. A mobilização defende três eixos principais: o afastamento dos integrantes da mesa diretora da Assembleia, adoção de medidas moralizantes na Casa de Leis e a instituição de um Observatório Social no Estado.
Estão programadas manifestações em Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Pato Branco e Marechal Cândido Rondon. No município rondonense, o movimento está sendo organizado pela subseção local da OAB, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) e Observatório Social rondonense.
Uma barraca será instalada na esquina das ruas Sete de Setembro com Santa Catarina, no centro da cidade. No local, a partir das 09 horas, serão distribuídos adesivos, material para explicar o motivo do movimento e será disponibilizado um computador para que os munícipes possam assinar o abaixo-assinado eletrônico do “O Paraná que queremos”. Para efetuar o cadastro, é preciso ter o número do documento de identidade (RG) ou, em caso de empresa, o número do CNPJ. Aos que já desejam aderir à campanha, podem acessar o site www.novoparana.com.br e assinar o abaixo-assinado. Até a manhã de hoje (07), 94 pessoas de Marechal Rondon já se cadastraram no site.
Encontro
Por fim, às 18 horas de amanhã, no mesmo cruzamento das ruas Sete de Setembro com Santa Catarina, será promovido um encontro, que contará com a cobertura da imprensa rondonense e regional, inclusive com a presença de equipe da RPC - Rede Paranaense de Comunicação, afiliada Rede Globo. O objetivo é reunir diversas classes, como empresários, professores, estudantes, agricultores, dentre outros, para uma grande mobilização no centro da cidade, em prol da moralidade na política.
Texto: Maria Cristina Kunzler