Empresários debatem melhorias à segurança pública
Você está em: Página Inicial > Publicações > Post

Tendo em vista o constante aumento da criminalidade em Marechal Cândido Rondon, como arrombamentos, furtos, assaltos à mão armada e homicídios, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acimacar) reuniu empresários de diversos setores da sociedade civil organizada, hoje (11), para a criação do Departamento Consultivo de Segurança. O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar, capitão José Osmar Novach, também participou do encontro.
O objetivo de formar um departamento é debater a situação atual e discutir entre a classe empresarial que medidas podem ser sugeridas às autoridades policiais e ao Poder Público, seja municipal, estadual ou até mesmo federal, para melhorar o setor de segurança pública do município.
Integram de forma permanente o órgão cerca de 100 pessoas, entre eles os diretores da Acimacar, a Polícia Militar, a prefeitura, tendo como representante o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Dilso Perachi, e 65 empresários convidados. Representantes da Polícia Civil, Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Guarda Mirim e juízes e promotores podem receber convites pontuais para situações específicas de discussão.

Momento positivo
A presidente da Acimacar, Ana Carolina Seyboth Kurtz, avalia a reunião de forma positiva. De acordo com ela, os empresários presentes puderam trocar idéias e experiências. “Surge um movimento empresarial e da sociedade civil organizada na busca também de soluções para problemas de base. Falou-se muito do adolescente, do processo de educação, da ocupação com atividades que demonstrem a ele a importância do trabalho, dos valores e da ética. Tudo isso saído de um conjunto e continuadamente discutido, vai produzir ações muito representativas para a nossa comunidade”, aponta.
Para as próximas reuniões, segundo a dirigente, pretende-se chamar representantes da Guarda Mirim e da Secretaria Municipal de Educação para um debate. “Durante a discussão, muito do que se falou estava relacionado à questão educacional”, comenta.

Cartilha e câmeras
Com a criação do Departamento Consultivo de Segurança, a Acimacar dará início a um trabalho de divulgação de dicas de segurança, através de informações contidas em uma cartilha de segurança ao comércio elaborada por policiais militares do Paraná. O material, de igual forma, estará disponível no site da Acimacar (www.acimacar.com.br).
Também será aprofundado um estudo para implantar no município sistema de câmeras, especialmente nos locais que dão acesso/saída ao município. O objetivo é permitir à polícia o monitoramento 24 horas por dia.

Próxima reunião
Ainda este mês será promovida outra reunião do Departamento, por a classe empresarial entender que esta discussão é um assunto que não se esgota em somente um encontro. Além disso, será formada uma caravana que participará do 2º Fórum Regional Sobre Segurança Pública, promovido pelo Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no dia 1º de julho, em Medianeira.

Texto e foto: Maria Cristina Kunzler


Localização
(45) 3284-5700
Av. Rio Grande do Sul, 2700
Marechal Cândido Rondon – PR
CEP 85.960-300
Ver Localização
Siga-nos
Sobre
A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) é uma entidade fundada em 7 de abril de 1968, que representa os interesses da classe empresarial local. Fazem parte do quadro associativo pessoas físicas e jurídica do comércio, indústria, prestação de serviço, agronegócio e profissionais liberais. Sem fins lucrativos, sua diretoria atua de forma voluntária, com o propósito principal de defender os interesses dos associados e oferecer serviços que contribuam para o desenvolvimento das empresas afiliadas.
Tecnologia e desenvolvimento