Empresários de Marechal Cândido Rondon, associados ou não da Acimacar - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, precisam responder com máxima urgência a um questionário disponível no site da entidade sobre a geração de resíduos industriais, do comércio e de prestadores de serviços. O site da Acimacar é www.acimacar.com.br.
Isto porque a partir de segunda-feira (21) a prefeitura não poderá mais efetuar o recolhimento de resíduos, somente o que tenha característica de lixo doméstico. A determinação é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e em caso de descumprimento a municipalidade está sujeita à multa.
No site da Acimacar, o empresário poderá verificar se o resíduo gerado por sua empresa é reciclável ou não, e se há necessidade de contratar uma empresa especializada na coleta e destinação correta do lixo. Caso haja esta necessidade, o empresário poderá comparar as tabelas com os serviços e preços oferecidos por empresas que atenderam a todos os pré-requisitos estabelecidos pela Associação Comercial. O empresário pode fazer a escolha da empresa que de igual forma atende aos seus anseios.
Com base nestes dados do questionário, a empresa especializada vai entrar em contato com os empresários para efetuar o contrato e dar início à prestação de serviço em Marechal Cândido Rondon.
Para as empresas que geram resíduos que podem ser reciclados, uma das alternativas é entrar em contato com a Cooperagir - Cooperativa de Agentes Ambientais, que fazem o recolhimento deste tipo de material em Marechal Rondon, gratuitamente, e ainda fornecem declaração que tem validade perante o IAP. O telefone de contato da Cooperagir é (45) 3254-0961. Outra alternativa são as empresas do setor disponíveis no município.
Para mais informações ou dúvidas, os empresários podem entrar em contato com a Acimacar, pelo telefone (45) 3254-1299.
Texto: Maria Cristina Kunzler